Solon Pinheiro agarra manto da nova política; quer ser deputado


“Quero ser deputado pra destinar as emendas para Itabuna e região".


Solon Pinheiro já foi vereador e agora quer entrar na Câmara Federal

O ex-vereador itabunense Solon Pinheiro há anos deixou o DEM, mas continua sendo um dos maiores discípulos do prefeito de Salvador, ACM Neto. O alcaide soteropolitano encarregou-se de no ano passado indicá-lo para uma sigla da base, o PV. É por este partido que Solon é candidato a deputado federal.

“Digo sempre que quero ser deputado federal pra destinar as emendas orçamentárias para Itabuna e região. É inadmissível nossa região ter cerca de um milhão de eleitores e não ter representação, não ter força política em Brasília”, diz.

O candidato, que completará 36 anos em outubro, considera ser um ponto forte o fato de ele representar uma geração nova de políticos. “A política em nosso país está desacreditada. Sem dúvida nenhuma, o jovem político traz uma renovação, uma sensação de esperança, de mudança”, elabora.

Pinheiro assegura ter vindo para a disputa com o propósito de fazer uma política séria, decente, pautada em bons princípios, garra e determinação. “O fato de ser jovem me motiva sim! O eleitor quer cara nova, eu faço parte dessa geração de políticos novos”, completa.

Trajetória

Vindo do movimento estudantil, Solon Pinheiro apoiou a UNIJAC (Unidade Jovem de Apoio aos Carentes), formou-se advogado, até conseguir chegar à Câmara em 2009, pelo PSDB, na gestão do então prefeito Nilton Azevedo.

Na legislatura seguinte, foi suplente de Carlos Coelho, chegou a assumir a vaga e saiu enquanto se desenrolava uma pendenga jurídica para cassação de Coelho, acusado de compra de votos. Assim, a cada embate, Solon deu sequência à carreira política e agora busca chegar à Câmara dos Deputados pelo PV.