Sopa Cultural completa cinco anos com tempero de arte em Itabuna



sopa 1
Apresentação de tango com Aldenor Garcia e Nete Bebe (Fotos: Jonatha Alcântara Rodrigues)

Por Celina Santos

 

A Sopa Cultural realizada pela Acate (Associação Cultural Amigos do Teatro) em Itabuna acaba de completar cinco anos e pode ser traduzida em três palavras: confraternização, igualdade, arte. Para celebrar a data, na última segunda-feira (1º), a Orla do Berilo reuniu dezenas de pessoas das mais variadas idades, classes sociais e profissões. Todos juntos saboreando poesia, música, teatro, dança, bate-papo e, claro, sopas e caldos preparados no Experimenta Bar, para aquecer a noite chuvosa.

????????????????????????????????????
Participantes da sopa se divertiram na aula de zumba
sopa 3
Um público heterogêneo em noite de confraternização

Segundo a atriz Eva Lima, presidente da Associação, nesses cinco anos a iniciativa trouxe surpresas também para quem a idealizou. “A Sopa aconteceu de uma forma tão enriquecedora para a região que passou a ser itinerante. Nesse movimento, passamos a conviver com coisas incríveis, para mostrar a riqueza cultural da Bahia. Por aí estamos trilhando arte”, afirmou, emocionada.

Amante das mais diversas manifestações artísticas, a profissional recorda que a ideia da “Sopa” surgiu numa conversa entre ela, Ari Rodrigues, diretor de Marketing da Acate, e Aroldo Amorim, dono do “Experimenta”. A proposta, como se pode comprovar pela frequência semanal do encontro regado a cultura, deu certo.

sopa 4
A presidente da Acate, Eva Lima, celebra o sucesso consolidado da Sopa Cultural (Foto: João Ataya)

E os músicos, atores, dançarinos, entre outros artistas, fazem questão de comparecer voluntariamente. No aniversário, por exemplo, houve declamações de poesias com a própria Eva Lima, convidados da Confraria dos Poetas de Iguaí (Otacílio Oliveira, Kevin Macedo, Daniel Pinho e Magno Vieira), além do poeta João Ataya, vindo de Itajuípe. O show de dança (tango, forró e até aula de zumba) foi desenhado pelos professores Jobson Chuchu, Dayse Patrocínio, Aldenor Garcia e Nete Bebe. A música ficou sob a batuta de Carlos Santana, Dey Gomes, Léo Jorge, Nonato Teles, Otto Nascimento, José Nestor Silva e Tiago Reis.

 

sopa 5
Momento de declamação com o poeta João Ataya. Ao lado, o músico Carlos Santana
sopa 6
Á esquerda, Ari Rodrigues, um dos idealizadores da Sopa