Surpresas, ausências e disputa acirrada marcam eleição em Itabuna



  candidatos-hj

Por Celina Santos

 

Para quem experimentou os anos de Ditadura Militar, toda eleição é considerada uma “Festa da Democracia”. Em Itabuna, município com aproximadamente 220 mil habitantes, 150.221 estão aptos a comparecer às urnas no dia 02 de outubro, para escolher o próximo prefeito e os vereadores. A disputa é uma das mais acirradas dos últimos anos. Afinal, são nove postulantes ao comando do Centro Administrativo Firmino Alves e 356 que tentam ocupar as 21 vagas na Câmara.

Dos nomes participantes da majoritária, três já se sentaram à cadeira de prefeito. O candidato Fernando Gomes (Coligação Unidos por Itabuna), ainda sem registro na Justiça Eleitoral, mas com recurso em trâmite, foi gestor da cidade quatro vezes.

O petista Geraldo Simões, que durante mais de 15 anos polarizou eleições com Fernando, administrou o município em dois mandatos e concorre pela coligação “Com a Força do Povo, Itabuna forte de novo”.

Já Capitão Azevedo (Coligação Humildade e Trabalho), cujo registro está deferido com recurso, foi prefeito uma vez. Em 2008, foi considerado a “zebra” do pleito, uma vez que começou como “lanterna” nas pesquisas e acabou vencendo.

Também há candidatos com experiência na Assembleia Legislativa. Augusto Castro (Coligação É hora de cuidar de Itabuna) está no segundo mandato como deputado estadual. Coronel Santana (Coligação Atitude e Competência) foi parlamentar em uma oportunidade.

Outro candidato a prefeito com experiência como deputado é Davidson Magalhães, da Coligação Melhor para Itabuna. Ele é suplente na Câmara Federal pelo PCdoB, além de já ter sido vereador, secretário de Indústria e Comércio e candidato a prefeito em Itabuna.

O médico Antônio Mangabeira, registrado na disputa como Dr. Mangabeira, concorre pela primeira vez pelo PDT. A estimativa no Cartório Eleitoral é que o resultado da votação saia em torno de 21 horas.

O P-Sol é representado pelo cantor e compositor Mister Cuca, pela primeira vez numa disputa política. O PSTU, pelo professor Zé Roberto. Ambos assumem a postura de franco-atirador, metralhando com palavras nos vários debates realizados ao longo da campanha.

 

Elemento de surpresa

Entre as surpresas da campanha, a volta de Fernando Gomes, que anos atrás disse não desejar mais ser candidato a prefeito de Itabuna. Ele havia se mudado para Vitória da Conquista e encorajou-se a voltar à disputa diante dos altos índices de reprovação popular do prefeito Claudevane Leite (Vane).

Outra figura que pode ser incluída entre as surpresas do pleito é o ex-prefeito Geraldo Simões, devido à baixa pontuação em sondagens de intenção de votos. Por duas vezes (2008 e 2012), ele indicou a esposa, Juçara Feitosa, para ser candidata a prefeita. Agora, após dois mandatos como deputado federal, resolveu “brigar” novamente pela prefeitura de Itabuna.

É possível atribuir a desistência do prefeito Vane de concorrer à reeleição como um elemento que contribuiu para antecipar a campanha eleitoral em Itabuna, cidade sempre efervescente nas discussões políticas. O gestor disse que não desejava ser candidato, porque não iria gastar dinheiro da prefeitura em campanha. Na prática, porém, a administração dele não ganhou a simpatia da comunidade e alguns setores o acusaram de ser sem comando.

 

Ausências na eleição

Entre as ausências sentidas na eleição, o nome de Pedro Eliodório, que foi duas vezes candidato a prefeito pelo PCB e optou, desta vez, por pleitear uma vaga de vereador pelo PT. Ele também era o chamado franco-atirador nos debates.

Foi notada, ainda, a falta de Zem Costa, que foi candidato em 2012 pelo P-Sol. Ele tinha o nome sempre lembrado na fase de pré-candidatura, mas optou por não participar do pleito, porque seu partido não apresentou em tempo hábil a prestação de contas do pleito de 2014, quando foi candidato a deputado estadual. Como é funcionário público estadual e precisaria se desincompatibilizar, preferiu adiar a candidatura.

O Diário Bahia realizou entrevistas temáticas com os candidatos, onde alguns deles apresentaram propostas para saúde e educação.