Tapete vermelho e aplausos para mulheres de atuação marcante em Itabuna



mulheres site
Mulheres homenageadas pela dedicação à sociedade e, principalmente, pela liderança frente à vida (Foto: Pedro Augusto)

Por Celina Santos

Florentina site
A radialista Maria de Lourdes (Florentina Jerimum), um dos ícones da comunicação em Itabuna, cantou e emocionou (Foto: Celina Santos)

A Câmara de Vereadores de Itabuna promoveu, durante a entrega da Comenda Otaciana Pinto na noite de quarta-feira (8), um tributo a um conjunto de mulheres que fazem a diferença em seus respectivos bairros. Pelo tapete vermelho rumo ao Plenário Raymundo Lima, passaram professoras (em maioria), agentes comunitárias, assistentes sociais, enfim, cidadãs que nunca estiveram sob os holofotes, mas são especialmente dignas deles.

Um dos destaques da noite foi a radialista Maria de Lourdes Pereira Cirino, a tão conhecida Florentina Jerimum, com mais de 60 anos de carreira no rádio AM em Itabuna. Ela recebeu a comenda das mãos da primeira-secretária da Casa, vereadora Charliane Sousa (PTB). Ao final da sessão solene, escolhida para falar em nome das homenageadas, a carismática comunicadora recordou momentos e bordões da carreira e cantou lindamente, arrancando aplausos e emocionando a plateia.

Entre as homenageadas, a professora Teresinha Santos Oliveira (Teca da Matemática), do bairro Fonseca, indicada pelo vereador Zico (PTC). Ela superou extremas dificuldades na vida através dos estudos e dedicou mais de 30 anos a educar pessoas em Itabuna, Ilhéus e municípios circunvizinhos.

Também laureada a  agente comunitária Maria dos Reis Souza do Carmo, uma das fundadoras do bairro Santa Inês. Católica devota, auxilia a comunidade no acesso a exames médicos, hospitais e promove campanhas para arrecadação de cestas básicas. Ela teve a comenda entregue a partir da indicação do vereador Alex da Oficina (PTC).

Florentina e Charliane site
Maria de Lourdes (Florentina) com a vereadora Charliane Sousa, que a indicou para a homenagem (Foto: Celina Santos)

O rol de homenageadas também inclui a professora e escritora Lilian Lima, autora de dois livros e co-autora de outros três, na área de educação. Ela recebeu a honraria das mãos do vereador Nel do Bar (PPS); a assistente social Maria Hozana Viana Santos, com forte atuação em instituições dedicadas a cuidar de pessoas doentes e/ou em outras situações de vulnerabilidade. A comenda foi entregue a ela pelo edil Ninho Valete (PR).