Tecnologia contra violência: PM receberá denúncias por WhatsApp em Itabuna


Entidades do comércio cederam celulares, para serem usados em viaturas


Lojistas poderão acionar a polícia, também, através de um grupo no WhatsApp

As entidades ligadas ao comércio de Itabuna – CDL, ACI e Sindcom – iniciaram uma parceria com a Polícia Militar em Itabuna, fornecendo aparelhos de celular para serem usados em viaturas. Através de um número da Vivo, com WhatsApp, comerciantes poderão denunciar assaltos, furtos e auxiliar os agentes que estejam por perto.

A expectativa é que o recurso agilize denúncias e permita que prisões aconteçam com mais celeridade. “Esses aparelhos vão estar disponíveis nas unidades comerciais, não somente no centro, mas também nos bairros. Quem vai gerenciar essas contas são as entidades. Nós vamos credenciar o lojista para participar do grupo e só vai ser possível a comunicação de assuntos ligados ao comércio, nada mais pode ser comentado”, explica Carlos Leahy, presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Itabuna.

Ele adiantou, também, que novas câmeras serão colocadas em locais estratégicos. É uma sequência do sistema de videomonitoramento, de modo a reforçar a segurança nos locais de maior movimentação no comércio da cidade.

O major Manoilzo, do 15º Batalhão, completou: “As câmeras sem utilização estão sendo realocadas e com um diferencial: a manutenção ficará por conta do próprio estado. No projeto antigo, o problema foi justamente a manutenção. Agora, já conseguimos superar esse gargalo”.