Teixeira de Freitas: Fórum discute expansão do Turismo na Costa das Baleias


Encontro teve a presença de gestores públicos, empresários, investidores e lideranças políticas de oito municípios


Fotos: Tatiana Azeviche

Por Lenilde Pacheco
Diretrizes e estratégias para o desenvolvimento da atividade turística na Costa das Baleias foram discutidas durante a 3° reunião itinerante do Fórum Estadual do Turismo, realizada nesta quarta-feira (22), em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia.

Promovido pela Secretaria Estadual do Turismo (Setur), o encontro teve a presença de gestores públicos, empresários, investidores e lideranças políticas de oito municípios. Em comum, o interesse pela definição de ações que potencializem o turismo como ferramenta para o desenvolvimento econômico da região.

O secretário estadual Fausto Franco (Turismo) fez breve explanação sobre as ações implementadas nos últimos três meses para promoção da Bahia nos principais mercados emissores de turistas, ampliação da conectividade aérea e da infraestrutura, dentre outros itens.

Fausto Franco destacou, ainda, a importância desta oportunidade para troca de informações e diagnóstico das prioridades da Costa das Baleias. “Estamos atentos às demandas dessa importante região, para trabalhar – de forma integrada – com as demais secretarias estaduais a fim de incrementar o desenvolvimento econômico”, disse.

O prefeito anfitrião Temoteo Alves de Brito (Teixeira de Freitas) aproveitou para assinar decreto que regulamenta o Conselho Municipal do Turismo. Participaram dos trabalhos lideranças de Mucuri, Nova Viçosa, Alcobaça, Prado, Itamaraju, Itanhém  e Caravelas. No âmbito da Setur-BA, os trabalhos foram coordenados pelo superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Jorge Ávila.