“Teodorico Majestade” abre programação nos 23 anos do Teatro Popular de Ilhéus



Humor, reflexão e crítica ganham a plateia com “Teodorico Majestade” (Foto: Lucas Vitorino)

 

No mês de maio, o Teatro Popular de Ilhéus inicia as comemorações pelos 23 anos do grupo. A programação da Tenda TPI contará com espetáculos em valor promocional de meia-entrada para todos.

A primeira atração é a peça “Teodorico Majestade: As últimas horas de um prefeito”, em cartaz nesta sexta-feira (04), às 19 horas. O espetáculo conta histórias do jogo político através das falcatruas praticadas em Ilha Bela, lugar fictício que pode representar qualquer cidade do Brasil. Com diálogo leve e bem humorado, escrito em cordel, o texto fala sobre a responsabilidade e exercício de cidadania de uma população que se revoltou contra Teodorico Majestade, um prefeito corrupto que entregou Ilha Bela ao caos.

Após o espetáculo, haverá um bate-papo com o professor doutor Josué Cândido da Silva, com o tema: O papel da ética numa sociedade em crise.

No dia 11 (sexta-feira), às 19 horas, tem “Ensaio sobre uma tal democracia”. O cantor e compositor Cabeça Isidoro traz, através da própria  perspectiva, “o uso, desuso e o abuso da Democracia na atual conjuntura política do Brasil”. Um espetáculo musical  produzido pel’O Criadouro Produção Cultural e com percussão de JahGGa.

Após o musical, haverá um bate-papo com o professor Ramayana Vargens com o tema: Democracia e representação popular.

No sábado (12), às 18 horas, é a vez da criançada se divertir com o Clube dos Palhaços. Os atores Ed Paixão, Gilberto Moraes e Márcia Mascarenhas se juntam para criar, a cada encontro,  números clássicos da palhaçaria universal, além de reprises montadas especialmente para o espetáculo. Diversão garantida para toda a família.

“Fuzis e Medida por medida”

“Medida por medida” traz uma obra de Shakespeare para o teatro (Foto: José Nazal)

Na semana seguinte, tem “Medida por medida”. Espetáculo inspirado na obra homônima do dramaturgo britânico William Shakespeare. A montagem é uma comédia em que a história se desdobra a partir das decisões de Ângelo, juiz implacável que substitui o Duque de Viena, cumprindo à risca as leis. A peça aborda ainda temas como poder, corrupção e os dilemas éticos e morais da vida pública e privada.

A apresentação acontece no dia 18 de maio, às 19 horas. Logo após o espetáculo, tem um bate-papo com o professor doutor Helvécio Giudice Argolo, com o tema “A (im)parcialidade do Judiciário e a (des)confiança do povo na justiça: mitos e verdades”.

No dia 25 deste mês, às 19 horas, tem o retorno de “Os Fuzis da Senhora Carrar”. Da obra de Bertolt Brecht, o espetáculo conta a história de Teresa Carrar, uma mãe, viúva, que tenta manter a integridade dos filhos em meio à guerra civil espanhola. O texto, escrito em 1937, durante o conflito, provoca o público a pensar sobre a estupidez das guerras, a desumanização e impotência a que são submetidas as sociedades. Após o espetáculo, haverá um bate-papo com o ativista político Shi Mário Schneider, com o tema “Mobilização popular: o caso Reúne Ilhéus”.

A Tenda TPI fica localizada na avenida Soares Lopes e é administrada pelo Teatro Popular de Ilhéus, instituição cultural mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia.