Terceiro secretário de Saúde toma posse no governo Fernando Gomes



O secretario Deivis Guimarães diz que o trabalho inicial será reorganizar a rede (Foto: Arquivo)

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, empossou, na manhã de segunda-feira (16), o novo secretário de saúde do município, Deivis de Oliveira Guimarães. É o terceiro a ocupar a pasta na atual gestão, assumindo o lugar de Lísias Miranda; o primeiro a assumir o posto foi Vítor Lawinscky. Ele tem formação em enfermagem, é consultor das secretarias de Saúde da Bahia e do Espírito Santo, além de presidente da Associação Brasileira de Fornecedores de Medicamentos. Ocupou a pasta nos munícipios de Anchieta e Kennedy, ambos no estado capixaba.

No discurso de posse, Guimarães adiantou que sua missão à frente da pasta será conduzir uma gestão voltada para aqueles que mais precisam. Segundo o secretário, o trabalho inicial será organizar a rede para poder oferecer ao cidadão um SUS eficaz, com mais atendimentos. “Quanto mais portas abertas, maior a demanda. Vamos avaliar a rede e oferecer à população tudo o que pudermos”, concluiu.

Além da formação na área, o novo secretário é reconhecido como gestor qualificado e foi recomendado, também, pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Villas-Boas. “Levei o seu nome para ele, que me disse que eu estava diante de um dos grandes nomes do país”, disse o prefeito Fernando Gomes.

Ao falar sobre as dificuldades enfrentadas para encontrar um nome com conhecimento técnico e que tivesse as referências necessárias para gerir uma pasta complexa como a da saúde, o prefeito mencionou a necessidade de preencher a lacuna existente na gestão da saúde municipal. “Queremos aqui honestidade e muito trabalho, porque a saúde não pode esperar. A saúde é vida”, enfatizou.

A cerimônia de posse, realizada no Centro Administrativo Firmino Alves, contou com a presença de secretários municipais, membros da administração e funcionários da Secretaria de Saúde.