Últimos dias de inscrições em Residência Artística para Escritores na Bahia


Funceb segue com inscrições abertas inscrições até 5 de outubro. Com foco na literatura e suas transversalidades, edital visa estimular a produção literária no estado


Os escritores selecionados poderão ficar nesta residência de novembro de 2019 a janeiro de 2020

 É essencial ter tempo e condições favoráveis para escrever e tirar aquele projeto da gaveta. Para falta de tempo e bloqueios criativos, a dica da Fundação Cultural do Estado da Bahia é aproveitar o edital de Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar, que está com inscrições abertas até o próximo sábado (5 de outubro).

As inscrições são gratuitas através do e-mail [email protected]. Os interessados devem encaminhar uma carta de intenção (máximo de uma lauda) justificando seu projeto em relação à residência e o formulário de inscrição, disponível no site da Funceb, com o assunto “Inscrição – Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar”.

Voltado para escritores, o edital tem foco na literatura ou propostas que busquem a transversalidade entre literatura e outras linguagens como música, teatro, artes visuais, circo, dança e/ou audiovisual. A ação de parceria entre a Funceb e o Instituto Sacatar visa incentivar a qualificação de artistas da palavra com estímulo à produção literária baiana.

Período de residência

A proposta selecionada deverá ser desenvolvida entre 18 de novembro de 2019 e 13 de janeiro de 2020. Para isto, serão disponibilizadas refeições, uma suíte individual (quarto e banheiro) e um estúdio separado, ambos na sede do Instituto em Itaparica. Ao artista da palavra caberá custear gastos pessoais, transporte local e material de trabalho.

Com a conclusão da estadia, o residente deverá apresentar certificado de conclusão ou documento equivalente expedido pelo Sacatar, que comprova o seu aproveitamento.

Devem ser apresentados também o memorial poético (conceituação), memorial técnico-descritivo das obras produzidas e demais registros a serem apresentados publicamente no formato discursivo, editorial, educativo e/ou expositivo, que poderão ser expostos no site da Funceb.