Últimos testes na Barragem do Rio Colônia; inauguração em abril



A barragem está com 97% dos trabalhos concluídos (Foto: Daniel Thame/Secom-Ba)

 

O fechamento de Galeria e a realização dos testes de reservação de água marcam a etapa final das obras da Barragem do Rio Colônia, em Itapé, no Sul da Bahia. Executada pelo Governo do Estado, a barragem, que tem investimentos de R$ 109 milhões, vai beneficiar mais de 350 mil moradores de Itabuna e cidades vizinhas.

Além disso, deverá possibilitar a atração de novos empreendimentos e normalizar a vazão do Rio Cachoeira. Durante visita a Itabuna, o governador Rui Costa anunciou a inauguração da barragem para o mês de abril.

A obra, que está com 97% dos trabalhos concluídos, é considerada fundamental para garantir o abastecimento de água em Itabuna, que nos últimos anos enfrentou uma das piores crises de abastecimento de sua história. A barragem possui eixo com comprimento de 195 metros e altura de 21,4 metros e quando atingir o nível mais alto de acumulação possuirá volume total de 62 milhões de metros cúbicos de água.

O empreendimento inclui, ainda, a mudança do traçado da Rodovia BA-120, que liga Itapé a Itaju do Colônia, relocação de linhas de energia e construção de casas para as famílias que ocupam a área que formará o espelho d´água, ações já em fase de execução, além da mitigação dos impactos ambientais.