Unidos pelo Diabetes promove capacitação de profissionais de saúde em Itabuna


Evento foi encerrado com um painel sempre a importância do profissional da saúde na prevenção do diabetes


A ONG Unidos pelo Diabetes promoveu uma capacitação para profissionais que atuam na rede básica de saúde em Itabuna, com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e do tratamento da doença e ampliar a mobilização para o Mutirão do Diabetes, que será realizado no próximo dia 10 de novembro.

A capacitação, coordenada pelo Dr. Rafael Andrade, presidente da ONG e coordenador do mutirão, reuniu coordenadores das unidades básicas de saúde e agentes comunitários de saúde, abordou temas como “impactos da hiperglicemia nas complicações crônicas do diabetes”, “retinoplastia diabética”, “pé diabético”, “doenças cardiovasculares no diabetes” e “nefropatia diabética”. O evento, que aconteceu no auditório do Centro Médico Beira Rio, foi encerrado com um painel sempre a importância do profissional da saúde na prevenção do diabetes.

Alessandra Lopes, diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde em Itabuna, destaca que “a capacitação é importante porque melhora o atendimento dos profissionais das unidades de saúde, agilizando o atendimento aos pacientes”. “Além disso, a parceria com o Mutirão do Diabetes amplia as ações de prevenção, que são realizadas durante todo o ano”.

De acordo com o Dr. Rafael Andrade, “o envolvimentos profissionais de saúde, que fazem o contato diário com os portadores de diabetes, permite a realização de ações integradas na prevenção e tratamento da doença”. “A integração com a Secretaria de Saúde de Itabuna é fundamental nesse processo de fazer com que o Mutirão seja referencial de um trabalho permanente na rede pública de saúde”.