Unimed também participa do Mutirão do Diabetes


Haverá estande com entrega de materiais educativos e orientações


A passarela, hoje um cartão postal de Itabuna, ganhou iluminação azul, em adesão ao Mutirão do Diabetes

A Unimed é mais uma empresa que participa da 14ª edição do Mutirão do Diabetes, neste sábado (10), em Itabuna. O evento acontece na Praça Rio Cachoeira, das 8h às 13h. Estão previstas avaliações médicas e multidisciplinares, além de atividades educativas para a prevenção, controle e tratamento da doença.

A Unimed terá um estande com entrega de materiais educativos e orientações. “O Mutirão do Diabetes é bem percebido pela comunidade e tem a expectativa de atender a cerca de duas mil pessoas. A parceria entre a Unimed Itabuna e a Central Nacional Unimed fortalece ainda mais a campanha e o atendimento à população”, afirma o presidente da Unimed Itabuna, Silvio Porto.

O presidente da Central Nacional Unimed, Alexandre Ruschi, ressalta a importância de campanhas com foco na prevenção, tratamento e melhoria da qualidade de vida do diabético. “É preciso compartilhar informações, pois o diabetes exige mudanças no estilo de vida. Alimentação equilibrada e prática de atividades físicas, cuidados especiais para a prevenção e controle da doença”, destaca Alexandre Ruschi.

De acordo com a International Diabetes Federation (IDF/Atlas 2017), mais de 13 milhões de pessoas convivem com a doença no Brasil. Em todo o mundo, são 425 milhões de pessoas e, aproximadamente, 4,5 milhões morrem anualmente.

A programação do Mutirão do Diabetes inclui orientação quanto à automonitorização e uso da insulina. Orientação jurídica sobre os direitos dos diabéticos, atividades de psicologia e fisioterapia também fazem parte do evento, além de atividades artísticas e musicais.

Família e diabetes

Com o tema “Família e diabetes”, a IDF lançou a campanha Novembro Diabetes Azul 2018, que destaca a importância da participação familiar no apoio ao tratamento do diabético e no trabalho de prevenção da doença. Durante todo o mês, campanhas, eventos e ações locais e globais vão disseminar informações e alertar sobre os perigos do avanço da doença.

“É preciso que haja um processo educacional contínuo, para conter o aumento dos casos de diabetes e impedir complicações aos pacientes que convivem com a doença. A família tem um papel fundamental nesse sentido”, resume o presidente da Central Nacional Unimed, Alexandre Ruschi.