Universidade Federal do Sul da Bahia abre inscrições para Mestrado



ufsb-outraA fase de inscrições para o  o Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE/MPSF), para a disputa das vagas reservadas à Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), está aberta desde o dia 29 de setembro, com previsão de encerramento em 24 de outubro. A seleção inclui prova de Inglês, prova escrita de conhecimentos e análise curricular, análise de carta de intenções e prova oral e terá etapas em novembro e dezembro deste ano, com o início das aulas em março de 2017.

Podem se inscrever portadores de diploma de curso superior de Medicina devidamente registrado no MEC, com registro no CRM e CFM e que atendam uma das seguintes situações: ser docente de graduação e/ou residência em Medicina; ser preceptor e/ou tutor de residências médicas e/ou da graduação médica e/ou do Programa Mais Médicos; ser profissional atuante na Atenção Básica.

Para se inscrever, é preciso preencher o formulário de inscrição (anexo 3 do edital), assiná-lo e enviar para a secretaria de cada instituição associada ao PROFSAUDE, junto com a documentação exigida no item 4.2 do edital. No caso da UFSB, a documentação deve ser enviada para o Campus Teixeira de Freitas (Praça Joana Angélica, 250, bairro São José –  Teixeira de Freitas – BA, CEP: 45988-058), aos cuidados da professora Rocío Alvarez, coordenadora acadêmica institucional.

O edital de Chamada Pública do MPSF pode ser consultado no Portal UFSB (www.ufsb.edu.br).

 

O que é o PROFSAUDE/MPSF?

O PROFSAUDE/ MPSF é um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Os objetivos são formar profissionais aptos a atuarem como preceptores para graduação e residência médica em Saúde da Família, com o intuito de contribuir para a melhoria do atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS); fortalecer as atividades educacionais de produção do conhecimento e de gestão na Saúde da Família nas diversas regiões do país; estabelecer uma relação integradora entre o serviço de saúde, os trabalhadores, os estudantes na área de saúde e os usuários.

O PROFSAUDE/ MPSF é um curso semipresencial, com oferta nacional, realizado na modalidade de ensino à distância com previsão de oito encontros presenciais. As instituições de Ensino Superior que integram a Rede Nacional do PROFSAUDE/ MPSF são denominadas instituições associadas, e são responsáveis pela execução do curso. O PROFSAUDE/ MPSF oferece 200 (duzentas) vagas, distribuídas entre as instituições associadas. A UFSB tem uma reserva institucional de 6 vagas no PROFSAUDE/MPSF.