UPA já funciona em Itabuna; veja quais serviços procurar lá



A UPA funciona 24 horas por dia, no bairro Monte Cristo (Foto: Eric Souza)

Inaugurada no último final de semana, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 Horas de Itabuna está localizada no bairro Monte Cristo. Para melhor atendimento à população, a Secretaria de Saúde esclarece sobre o sistema de funcionamento, bem como em que ocasiões se deve procurar o local.

A UPA atua, sobretudo, com os atendimentos de urgência e emergência. Ela funciona sete dias por semana, tendo como principais pacientes pessoas acometidas por crises agudas de hipertensão, febre alta, fraturas, cortes, infartos e derrames. O equipamento tem a capacidade de atender a 90% desse público, sem a necessidade de encaminhamento para a rede hospitalar. Um diferencial considerado importante é a ligação direta com o SAMU.

Para a comunidade ter uma ideia da diferença, a Unidade Básica de Saúde é a porta de entrada para atendimento na rede pública em casos de rotina, acompanhamentos de mulheres grávidas, de pessoas com hipertensão e diabéticas, entre outras. No posto, como é popularmente chamada tal unidade, é possível acompanhar cerca de 80% dos problemas de saúde da população.