Vacinação contra gripe começa na Bahia; Itabuna divulga calendário



Em Itabuna, a meta é vacinar 90 mil, o que corresponde a 90% do público-alvo

 

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) deu início à campanha de vacinação contra a gripe na segunda-feira (23), com o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções trazidas pelo vírus da influenza. A meta é vacinar 90% do público-alvo, formado na Bahia por 3,6 milhões de pessoas.

“Essa é uma doença sazonal, que tem aumento no número de casos nas estações mais frias. A prevenção ocorre no mês de abril justamente para garantir a proteção no inverno, sobretudo da população de maior risco”, explica o coordenador do Programa Estadual de Imunização, Ramon Saavedra.

Fazem parte dos grupos prioritários os indivíduos com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A campanha segue até 1º de junho, tendo o 12 de maio como o Dia D de mobilização nacional. Em 2017, na Bahia, foram vacinadas 2,6 milhões de pessoas, o que representou 84,60% da cobertura vacinal, considerando a estimativa populacional de 3 milhões de pessoas. Dos 417 municípios, apenas 172 alcançaram a meta de vacinar 90%.

Itabuna

A Coordenação de Imunização em Itabuna estabeleceu um cronograma específico, organizado de acordo com os grupos prioritários para a vacinação. O primeiro, que vai de 23 a 27 de abril, é formado por profissionais da área de Saúde (médicos, enfermeiros, trabalhadores dos postos, técnicos etc.). Entre 30 de abril e 4 de maio, serão vacinadas as mulheres grávidas, mães com até 45 dias após o parto e crianças com idade entre 6 meses e 5 anos. Entre 7 e 11 de maio, é a vez dos idosos com 60 anos ou mais.

O secretário municipal de Saúde, Deivis de Oliveira Guimarães, explica que Itabuna recebeu e vai receber as vacinas por lotes, que estarão chegando uma quantidade a cada semana. “Por esse motivo, o município precisou organizar o calendário de imunização, na perspectiva de acolher cada um desses grupos, sem que se corra o risco que a pessoa procure a vacina, não a encontre e precise retornar depois”, justificou.

A coordenadora municipal de Imunização, Camila Brito, esclarece que o dia em que todos os grupos poderão tomar a vacina em qualquer unidade de saúde é 12 de maio, considerado o dia “D” da campanha. O interessado deve levar um documento de identificação e o Cartão de Vacinação. A vacina protege contra três tipos diferentes de gripe. “É trivalente, protege contra os três tipos diferentes da Influenza, que são as diversificações do vírus da gripe que preocupam bastante o Ministério da Saúde”, explicou a coordenadora. Em Itabuna, a meta é vacinar 90 mil pessoas, o que corresponde a 90% do público-alvo.