Violência contra mulher: criadora de ronda para combate ganha título de cidadã em Itabuna


Decretos da Câmara homenageiam 27 ‘novos filhos’ da cidade


A major Denice idealizou o Centro Maria Felipa, voltado para militares gestantes

Um dos nomes a receber o título de cidadã Itabunense na próxima quarta-feira (25),a AABB, é a major Denice Santiago, criadora da Ronda Maria da Penha, instrumento de combate à violência contra a mulher. Nascida em Salvador, a policial é conhecida no Brasil e no mundo pelo trabalho contra a violência doméstica.

Também será laureado, por exemplo, o presidente da Emasa, Jader Martins Guedes, natural de Coroací, Minas Gerais, e que vive na Bahia há 42 anos. Jader vem se destacando à frente da administração da instituição e na defesa do saneamento urbano de qualidade.

A sessão solene, anualmente realizada pelo Legislativo nas proximidades do aniversário de Itabuna, desta vez homenageará 42 personalidades que prestaram relevantes serviços ao Município. Além dos 27 títulos de cidadania, há 15 diplomas de honra ao mérito. As honrarias são concedidas por decretos legislativos cuja aprovação exige quórum qualificado, ou seja, dois terços dos vereadores.

Com diplomas de honra ao mérito, serão homenageados itabunenses como o ex-prefeito Capitão Azevedo, que administrou Itabuna no período de 2009 a 2012; o atual secretário de Administração, Dinailson Oliveira, além de atores sociais que atuam em áreas diversas, como o tenente-coronel Ferreira Lopes, o padre José Andrade Paz, a jornalista Lo-Hanna Magnavita e o ex-vice-prefeito, ex-vereador e ex-secretário de esportes do município, João Xavier de Oliveira Filho, que é natural de Jequié, mas já possui a honraria do título de cidadania itabunense.