Vistoria obrigatória para táxis até dia 22 em Itabuna



Blitzen e demais ações de fiscalização no trânsito continuarão acontecendo em Itabuna

A Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran) começou segunda-feira (05) o processo de vistoria anual obrigatória para táxis. Os permissionários do serviço deverão comparecer à Diretoria de Transportes, na sede do órgão, no bairro Lomanto, até 22 de março, das 8 às 13 horas.

Segundo o diretor de Transportes da Sesttran, Gláucio Costa, a expectativa é atender a, em média, 50 permissionários do serviço por dia. São esperados 602 taxistas para a vistoria/2018, que irá fazer a inspeção do estado do veículo (vistoria técnica), bem como a documental. Ele ressalta, ainda, que somente o “permissionário” do serviço de táxi poderá comparecer à vistoria. “Não será permitido o uso de procuração para esta finalidade, conforme definido no Edital Nº. 008, de 2017, publicado no Diário Oficial do Município”, finaliza.

Prazo

Também a partir deste ano, não serão admitidos na vistoria obrigatória os veículos com data de fabricação superior a seis anos, ou inferior ao ano de 2012, conforme Lei Municipal Nº 1.935/2004 (que dispõe sobre o Sistema Municipal de Transporte Público de Circulação/SMTPC). Após a vistoria/2017, o prefeito Fernando Gomes concedeu aos taxistas prazo de um ano para que estes se adequassem à lei e a partir de agora, a exigência passará a vigorar.

Para o Secretário Cláudio Dourado, “as vistorias obrigatórias anuais são processos importantes para a manutenção e controle das condições ideais que devem ser apresentadas pelos veículos e seus condutores, no transporte de passageiros”. Dourado lembra, também, que paralelamente às vistorias obrigatórias, a Sesttran continuará realizando as blitzen e demais ações de fiscalização no trânsito, com o objetivo de coibir as irregularidades e somar esforços no combate à violência.