Viva Ilhéus Fest terá padronização de barracas de comidas e bebidas


A medida visa dar maiores condições de acessibilidade ao arraial


As barracas para comercialização de alimentos e bebidas do Viva Ilhéus Fest, evento que acontecerá de 27 a 30 de junho, na Avenida Dois de Julho, em Ilhéus, serão totalmente padronizadas e numeradas, em uma quantidade limite de 40 unidades. A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Sedic), responsável por esta organização, decidiu que não permitirá a presença de ambulantes com isopor nem um número maior de barraqueiros no local.

A medida, segundo o secretário Paulo Sérgio Santos, visa dar maiores condições de acessibilidade ao arraial que será montado na área do Centro Histórico, além de permitir um controle maior das autoridades sanitárias que fiscalizaram os espaços. “Cabe ainda salientar que será terminantemente proibido o uso de garrafas e copos de vidros, objetos cortantes, sejam usados por ambulantes ou particulares na área do evento”, destaca o secretário.

Estas decisões foram tomadas ontem (7), durante reunião entre representantes das secretarias envolvidas no evento e autoridade da vigilância sanitária e de segurança no município.

O Viva Ilhéus Fest terá uma extensa grade de programação musical. Dia 27, em cena Adelmário Coelho, Danniel Vieira, Mel de Forró e Realce. No dia do aniversário de São Jorge dos Ilhéus, 28, é a vez de Felipe Araújo, Estakazero, Papazoni, Top Gan e Leonardo Leo. No dia de São Pedro, 29, o arrasta-pé fica por conta de Filomena Bagaceira, Forrozão, Trio da Huanna e Stampa do Forró. No dia 30/06, último dia do Viva Ilhéus Fest, tem Forró dos Plays, Kart Love, Via de Acesso e Pagofunk.

A proposta é atrair turistas em plena época de festejos juninos, mas sem a concorrência direta do São João. O evento integra as comemorações dos 484 anos de fundação da cidade de Ilhéus e o tradicional São Pedro. Além dos shows, a população contará com um espaço gourmet, com comidas típicas e variadas.

O prefeito Mário Alexandre avalia que a ação traz importantes dividendos para o município, principalmente para a indústria hoteleira e o comércio. Ainda segundo o prefeito, movimenta-se o turismo sustentável, bem como gera oportunidades de emprego e renda para o munícipe.

Vale ressaltar que o setor de turismo do Município de Ilhéus tem se destacado no cenário baiano. São ações amplas e integradas, como os shows recentes com Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo (O Grande Encontro) na Concha Acústica do Centro de Convenções. Destaca-se ainda o trabalho da Setur com o turismo receptivo em navios de cruzeiro, no Porto do Malhado, e no Aeroporto Jorge Amado, durante a última temporada de verão, além da formação de guias turísticos, cursos e workshops voltados para os atores públicos e privados do trade turístico da cidade. Esses avanços ajudam a dinamizar a economia, resgatam autoestima do ilheense e assegura o prestígio e credibilidade junto a órgãos, como a Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa) e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur)/ Ministério do Turismo.