WAGNER PILOTANDO EM CÉU DE BRIGADEIRO


Ex-governador baiano, no entendimento de Marco Wense, quer ser candidato


Devagarinho, tomando a sopa pela beirada do prato, sem fazer oba-oba, o senador Jaques Wagner vai pavimentando sua candidatura ao Palácio de Ondina na sucessão de 2022.

A fama de bom articulador político se espalha por todo o país. Em Brasília, no Congresso Nacional, nas duas Casas Legislativas – Câmara dos Deputados e Senado da República -, o ex-governador é tido como um “mago da política”.

Vale lembrar que o “galego”, como é chamado por amigos mais próximos, lançou Rui Costa para o governo da Bahia contra quase todo o PT, já que 90% da militância queriam o saudoso Waldir Pires. Rui era uma espécie de “patinho feio” e não conseguia decolar nas pesquisas de intenções de voto. Deu no que deu: ganhou a eleição e foi reeleito.

Agora, o mago da política demonstra mais uma vez sua habilidade, tornando sua postulação ao governo da Bahia, Estado que já administrou por duas vezes, como irreversível, favas contadas, 2+2=4.

Depois de conquistar o controle do diretório estadual do PT, de ter o vice-governador João Leão (PP) do seu lado, tem o ex-presidente Lula solto e sendo um fortíssimo e invejável cabo eleitoral, que já articula a permanência de Rui Costa até o último dia do seu governo, o que significa ficar de fora da disputa eleitoral de 2022, facilitando assim as arrumações em torno de Wagner.

Lula não esqueceu do movimento do governador Rui Costa para ser o candidato do PT na sucessão de Bolsonaro. Ficou retado da vida ao saber que o companheiro estava colocando o “Lula Livre” em segundo plano, com a opinião de que a defesa da soltura do petista-mor não poderia condicionar as conversas com outras legendas.

Com Wagner como candidato a governador, buscando seu terceiro mandato, só resta perguntar sobre o senador Otto Alencar, presidente estadual do PSD. Vai continuar com sua pré-candidatura ou jogar a toalha? O que se comenta nos bastidores é que Rui Costa tem um compromisso com Otto. O problema é que Lula quer Wagner. Manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Otto Alencar só tem dois caminhos : ou um gesto ousado, sendo candidato, independente de Rui, Wagner e Lula, ou se recolher e seguir a vontade do petismo, deixando seu legítimo sonho de voltar a governar a Bahia para depois, sabendo que Wagner, se eleito, vai disputar à reeleição em 2026.

A patente máxima da Aeronáutica é a de brigadeiro, assim como a de almirante na Marinha e general no Exército. Politicamente falando, em se tratando de articulação política, o senador Jaques Wagner tem a maior patente da Bahia.

Wagner