Workshop em Itabuna mostra segredos da dança cigana



Dayse Santos é a proponente neste projeto

Os apaixonados pela cultura cigana, com casos misteriosos e um bailado sedutor no corpo, têm uma convidativa pedida, de 17 a 20 de dezembro. O Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, sediará o Workshop “Filhos do Vento – Dança: Oração e Tributo à Vida”. As inscrições, gratuitas, estarão abertas até esta sexta-feira (15). Na programação, várias modalidades. Que tal?

Haverá aulas de rumba cigana (Espanha), Estilo Romanê (Leste Eurupeu), dança cigana russa e Kalbelia (Índia), além de palestra a ser ministrada pelo professor da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), Dr. Jucelho Dantas da Cruz, cigano da etnia calon. Para completar, roda de conversas com representantes da comunidade cigana itabunense, representados pela família Fortuna Rebouças. Como mediadora, a professora Drª Francismary Silva, da UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia).

 

Para elas

As aulas de dança, nesta edição, serão específicas para mulheres, na faixa etária a partir de 15 anos. Atuará como facilitadora Adriana Melo, psicóloga, bailarina, coreógrafa e professora de danças ciganas com experiência de vários grupos de Salvador.

Ela teve como mestres renomados professores nacionais e internacionais

Mais informações pelo e-mail <[email protected]> ou pelo telefone (73) 99152-7315.

 

Quem propõe

Este projeto, que tem como tem como proponente e coordenadora Dayse Santos, conta com o apoio da 1ª Chamada do edital Calendário das Artes 2017, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

Dayse é bailarina, diretora e coreógrafa do grupo de ballet Corpore, mestranda no curso de pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (UFSB) e aluna do curso de especialização em Gestão Cultural UESC. Entre outros objetivos, ela explica, a iniciativa busca fortalecer o reconhecimento da identidade e memória cultural do povo cigano.

O Workshop apresentará o charme da comunidade cigana