Ainda comemorando os 106 anos de Itabuna, a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) realizou, na última sexta-feira (5) a entrega do vídeo-documentário Paixão de Cristo 2016. A entrega deste DVD, para a diretora administrativa da Ficc, Luciana Soares, “coroa com chave de ouro um projeto majestoso desenvolvido com a cara e o jeito da Cultura Itabunense”. Os primeiros que receberam o vídeo foram os integrantes do elenco, que estiveram reunidos no Foyer Cultural da Ficc.
Estiveram presentes ainda o diretor geral do espetáculo Marquinhos Nô e o assistente de direção, Marcelo Lobo. Juntos, integrantes da Ficc, elenco e diretores assistiram ao DVD e pontuaram observações sobre melhorias a serem feitas nas próximas produções.
Para Marquinhos Nô, diretor geral do espetáculo, “a Ficc vem dando uma contribuição muito grande para os artistas de Itabuna no que se refere a produção deste espetáculo”. “Estamos felizes com o seu crescimento, com as superações, com o envolvimento de todos os integrantes do elenco, da equipe de produção e principalmente do público, que tem nos prestigiado imensamente a cada ano. Agora, é hora de avaliarmos cada vez mais esse projeto e garantirmos que ele se transforme efetivamente num produto cultural de nossa cidade”, pontuou o diretor.
Entenda a Paixão de Cristo
O espetáculo teatral “Paixão de Cristo” é inspirado na peça homônima que acontece todos os anos na cidade de Nova Jerusalém, estado de Pernambuco. As primeiras montagens em Itabuna datam da década de 80, em movimentos que reuniram atores e adeptos da Igreja Católica em encenações que foram feitas, inicialmente, no bairro da Mangabinha, na Paróquia Santa Maria Goretti.
O sucesso na aceitação das montagens por parte do público, o aumento gradual na quantidade de atores e a refinação do espetáculo em torno de recursos cada vez mais sofisticados provocaram o seu crescimento natural até que a montagem fosse toda ela custeada pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc). A partir de 2014, já com figurino próprio (adquirido pela Ficc) e garantindo sistemas avançados de som e luz controlados por computador, o espetáculo, encenado sempre ao final da Quaresma, passou a revisitar o Estádio Luis Viana Filho, sempre com público crescente que, em 2016, chegou a 8 mil pessoas.
O DVD “Paixão de Cristo”
A rigor dos registros de tudo o que se realiza antes, durante e após o espetáculo, a Ficc também passou a produzir, a partir de 2014, o vídeo-documentário “Paixão de Cristo”, com depoimentos de atores, expectadores, integrantes da equipe de produção e do elenco, incluindo a gravação na íntegra do espetáculo encenado.
Após editado, o DVD é distribuído entre os integrantes do elenco, servidores da Ficc, autoridades municipais e veículos de imprensa.
Os integrantes do espetáculo encenado em 2016 ficaram muito emocionados com o DVD de 2016 que, entre as novidades, trouxe a captação de imagens feitas através de dois drones (aeronaves não tripuladas controladas por controle remoto).
“Estamos passando por um processo importante nos próximos meses, e a FICC tem melhorado bastante a forma com que vem enxergando projetos como o da Paixão de Cristo. Então, temos que garantir que esse projeto persista e não perca a sua qualidade. Que nos próximos anos, independente de resultados eleitorais, esse espetáculo continue crescendo e não desapareça de jeito nenhum”, disse o assistente de direção Marcelo Lobo, que também integra o elenco da peça em Itabuna.
Texto e Fotos: Eric Thadeu Nascimento Souza (Ascom/FICC)