Com o sugestivo nome que significa “mulher guerreira”, a itabunense Damaris Gabrielli Morais Santos, de 15 anos, não poderia ter outro resultado na trajetória de braçadas pelo mar. Ela ocupa o primeiro lugar no ranking de natação na categoria juvenil, segundo a FBDA (Federação Baiana de Desportos Aquáticos). A atleta, que representa a equipe do CISO, venceu cinco das oito maratonas que disputou em 2016.
Para atingir a meta de estar, pelo menos, entre os três primeiros lugares nas competições, Damaris contou ao Diário Bahia que passa por uma intensa preparação. Sob orientação do técnico Luís Carlos dos Santos, treina em torno de duas horas e meia todos os dias. “Chego a nadar 10 km na piscina”, calculou. Além disso, no ano passado, ela e a equipe de 15 maratonistas do CISO (11 homens e quatro mulheres) foram duas vezes por mês até Ilhéus, para nadar no mar.
De olho no calendário de competições (as de 2017 deverão começar em março), Damaris já sabe que as viagens para a “terra da Gabriela” serão mais freqüentes. Ela continuará contando com o apoio da academia Hebreus, para praticar musculação (tida como a base de todo esporte), durante uma hora todos os dias.
A itabunense é mais uma atleta acompanhada pelo “Coach Fitness” Manoel do Carmo, da citada academia. Ele procura orientar os jovens a não abrir mão dos estudos nem cair na tentação do que denomina “drogas de academia” (anabolizantes e/ou suplementos). “Digo para não deixarem as outras metas de lado; o esporte é bom, mas ele é opressor”, alertou.
Por enquanto, na ida às disputas ela recorre apenas ao velho “pai-trocínio”. Mas está aberta – e esperançosa – de que o pai, Lucas Teles, encontrará o reforço de outros patrocinadores. Afinal, já competiu em Maceió e, ao longo de 2016, várias vezes em Salvador. Necessita, então, de suporte para custear viagens, hospedagem e alimentação, para citar apenas alguns exemplos.
De posse do troféu que a coloca como “melhor atleta de 2016”, mais o apoio da família e a orientação do “Coach”, o objetivo da garota, bastante convicta, é um só: “Pretendo participar dos Jogos Olímpicos”. Os interessados em ajudar a empreitada desse jovem talento de Itabuna podem ligar para (73) 98847-6373 (falar com a mãe dela, Vanusa Morais) ou 3612-8761 (Manoel do Carmo).