E os dias difíceis não chegaram apenas para Itabuna, não. Ibicaraí também enfrenta escassez de água. Por lá, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) já implantou um rodízio no abastecimento. A medida, adotada em caráter de emergência, tem previsão de durar o verão inteiro.
Segundo o diretor do SAAE, Ronaldo Estrela, a falta de chuva na região reduziu o nível de água na barragem do Luxo e o racionamento visa, justamente, a economia de água, numa tentativa de evitando que o município enfrente a mesma situação do ano passado, quando foi registrada uma das maiores crises hídricas da história de Ibicaraí.
“O prefeito Lula Brandão me pediu um diagnóstico detalhado da nossa captação e reserva de água. É importante salientar que atenderemos por setor e que só sairemos da localidade quando as residências estiverem abastecidas. Paralelo ao racionamento, temos realizado a limpeza das margens do ribeirão do Luxo, melhorando o fluxo e a qualidade da água”, informou Estrela.
O diretor do SAAE adiantou que será lançada nos próximos dias uma campanha educativa, que será realizada em parceria com a prefeitura. “Vamos pedir a colaboração da população a fim de economizar água com medidas simples, como a diminuição de descarga durante o dia, lavar veículos com balde e não com mangueira, aproveitar a água que lavou a roupa para lavar a calçada ou na substituição da descarga, entre outras ações”, informou Ronaldo.
Programação
A cidade foi dividida em quatro setores, que receberão água entre 48 e 72 horas. O Setor 01 é composto pelos bairros Caxingó, Bela Vista e o centro da cidade; o 02 tem o bairro Novo Horizonte, o Alto do Cristo, o final do Bela Vista e a Rua Marechal Rondon; o 03, o Alto do Batalhão, os bairros Sempre Viva e Mutirão (parte baixa), as ruas Ambrosina Morais de Assis e Brigadeiro Eduardo Gomes, a Vila Felicidade e o bairro Dinei Farias; o 04, as avenidas Professor Otávio Monteiro e Itabuna, a rua 1° de Maio e os bairros Duque de Caxias e Mutirão (parte alta).