Fundação Cargill celebra meio século sob as bênçãos da natureza, em Ilhéus


"Morro dos Navegantes" foi local escolhido para abrir comemorações, que seguirão ao longo do ano


Noite de homenagens, também, às lideranças femininas que doam trabalho, dedicação, amor à Fundação Cargill

Texto e fotos: Celina Santos

A diretora-presidente da Cargill, Flávia Tayana, exalta a responsabilidade social que move o dia-a-dia na fundação

Quem testemunhou (ou, pelo menos, ouviu falar sobre) a pujança do cacau no sul da Bahia sabe que a Cargill assina um verdadeiro império. Surgida há 60 anos em São Paulo, a corporação possibilitou o surgimento da fundação há exatos 50 anos.

Pode-se dizer que é uma “filha” social decorrente do sucesso da empresa. O aniversário [para lá de simbólico], vale frisar, começou a ser comemorado na noite de terça-feira (20), na bucólica Pousada Morro dos Navegantes.

O Diário Bahia/Revista Bellas recebeu o convite para participar do jantar comemorativo, regado a música, sorrisos, homenagens, gentileza, emoção. De acordo com a presidente da Fundação Cargill, Flávia Tayana, Fundação Cargill, Flávia Tayane, o conceito de sustentabilidade é tônica na instituição.

Presente em 17 estados, além do Distrito Federal, o grupo desenvolve um trabalho calcado na responsabilidade social, respeito à natureza, dedicação – tripé nítido na postura de cada “colaborador”. A título de ilustração, só no Nordeste atuam 10 mil profissionais, nas mais diversas funções.

Ciente da pujança de Ilhéus no contexto do cacau, ela justificou a escolha do local para início das comemorações. “Entendemos a importância da cidade para a Cargill; temos muitos projetos aqui. É uma preocupação social enorme e responsabilidade de contribuir com as comunidades que nos acolheram. A Fundação é o braço socioambiental da Cargill”, definiu a líder, que também representa a empresa junto à América Latina.

O projeto “Composta Ilhéus”, braço da ONG Amigos da Praia, foi um dos homenageados
O químico soteropolitano Fábio Neves investe em projetos para valorização do mel de cacau

Às láureas

Como disse acima, a noite contou com homenagens aos voluntários que fortalecem o dia-a-dia da Fundação Cargill, em Ilhéus. É o caso do projeto Composta Ilhéus. Como o nome sugere, a iniciativa atua com compostagem de resíduos, para transformação em outros itens.

Uma das envolvidas é a advogada Jurema Cintra Barreto, que fala da causa com paixão. “O Grupo de Amigos da Praia trabalha há cinco anos com educação ambiental, conservação do ecossistema costeiro e tem muito lixo na praia. Fico me perguntando: o que as famílias não fazem dentro de casa pra que isso ocorra? Aí começaram os projetos… um deles é o Composta Ilhéus, que trabalha com resíduos orgânicos; é uma Solução Baseada na Natureza {SBN]”, argumentou.

Também foi laureado o químico soteropolitano Fábio Neves, que se dedica às pesquisas que aproveitem as propriedades do mel de cacau. Ele lembra a relevância da possibilidade de encontrar caminhos outros para além do chocolate (por muito tempo, o principal derivado do chamado “fruto de ouro”.

“A Cargill tem apoiado [muito] nosso projeto. Porque o mel de cacau sempre foi pouco aproveitado e temos ajudado os produtores da região, de Ilhéus, Itabuna, Uruçuca”, grifou.

Ah! Vale destacar que o jantar delicioso foi feito com alimentos condizentes com o conceito de sustentabilidade e valorização dos sabores que marcam, sobretudo, o sul da Bahia. Foi assim desde a entrada com pastel de bacalhau, polvo e saladas com abobrinha e afins, até o prato principal, com peixe assado na folha de bananeira e outras delícias típicas. Posso dizer, permitam-me a expressão do querido baianês, “pra turista nenhum botar defeito”! (Risos).

Como a música abençoa cada momento marcante em nossas vidas, devo acrescentar que a festa começou ao som de forró e terminou com a cantora itabunense/ilheense Ize Duque e banda, entoando clássicos da música brasileira. Salve!

O colaborador Leonardo Trovão conduziu um momento teatral na noite festiva
A força do trabalho voluntário ficou patente no evento
A cantora Ize Duque e sua banda fecharam a noite em alto nível