Um treinamento foi ministrado na manhã de hoje, dia 20, no auditório da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), pelo químico Rinaldo Lima, da Bauminas Águas, empresa fornecedora de coagulantes para o tratamento de água e efluentes, para os operadores das estações de tratamento de água. Buscou capacitar os profissionais na manipulação de produtos químicos e na operação de equipamentos como filtros e decantadores.
Segundo Lima, os operadores estão na ponta e têm que ter a percepção para identificar algum tipo de alteração e relatar ao técnico responsável. “O operador é o sujeito de suma importância no processo de tratamento da água, pois sua assimilação pode identificar qualquer alteração na água, como cheiro ou coloração”, salientou o químico da Bauminas.
Outros pontos abordados foram relativos aos cuidados no manuseio dos produtos químicos e a ética no trabalho cotidiano. “É imprescindível o cuidado na manipulação dos ingredientes químicos. Além disso, a responsabilidade em relatar a informação correta para o técnico fazer o certo, porque esse trabalho envolve o bem-comum de toda população”, advertiu Reinaldo Lima.
Para o gerente técnico da EMASA, João Bitencourt, a capacitação dos operadores das Estações de Tratamento de Água (ETA) é fundamental para aprimorar as operações de processamento da água bruta e a qualidade do que é servido aos itabunenses.
“Esse tipo de treinamento quando os operadores das estações são capacitados, além de conscientizar para os cuidados com os produtos químicos no dia a dia, promove o conhecimento. Além disso, garante o aprimoramento e a qualidade da água tratada que levamos a população”, disse João Bitencourt.