A FRENTE CONGELOU


Ninguém quer abrir mão da cabeça de chapa, segundo o articulista Wense


Quando comentei que o “quarteto fantástico” caminhava para um rápido desmoronamento, e foi logo no início da formação da frente, fui bombardeado por uma avalanche de críticas. Disseram que eu estava querendo inviabilizar o legítimo e democrático movimento protagonizado pelo Avante, Rede Sustentabilidade, Cidadania e MDB, com seus respectivos pré-candidatos a prefeito de Itabuna: o médico Isaac Nery e os vereadores Júnior Brandão, Enderson Guinho e Charliane Sousa.

Bastou só o tempo, que é inexorável e senhor da razão, para mostrar que o modesto comentarista não estava escrevendo bobagens. O mesmo aconteceu com a frente composta pelo PT, PCdoB, PSB e PSD, que tinha o ex-prefeito Geraldo Simões como uma espécie de porta-voz do também legítimo e democrático movimento. Essa escafedeu-se ligeiramente, como um piscar de olhos.

O Avante deu início ao processo de enfraquecimento do chamado “quarteto fantástico”. Isaac Nery, prefeiturável da legenda, foi o primeiro a deixar o barco. Sem dúvida, a prova inconteste de que não era o comandante da frente.

Para piorar mais ainda qualquer esperança do hoje “trio fantástico” permanecer respirando, tendo como sobreviventes os três edis, os comandos estaduais dos partidos começam a se atritar entre eles. Ninguém quer abrir mão da cabeça da chapa. O MDB dizendo que a sigla tem o maior tempo no horário eleitoral, usando o forte argumento de que os meios de comunicação, mais especificamente a televisão, serão importantes na sucessão municipal. O Cidadania lembrando que seu postulante teve uma boa votação para deputado estadual. A Rede não disse porque deve encabeçar a majoritária.

E quem deve representar o “trio fantástico” na disputa pelo cobiçado centro administrativo Firmino Alves? Tá complicado. E muito. Além do aspecto político, tem a incontida e exacerbada vaidade. Tem vereador-prefeiturável achando que vai surpreender, que pode ser, digamos, o “Tarzan tupiniquim” da sucessão de Fernando Gomes.

Vale lembrar que a direção do emedebismo, que não tem mais a influência dos irmãos Vieira Lima, já tomou a decisão, que parece irreversível, de que a candidatura de Charliane não é de brincadeirinha, fazendo teatro para ser vice de alguém. Já o PTB de Benito Gama vai esperar um melhor desempenho da vereadora nas pesquisas de intenções de voto. Se não houver uma melhora até a véspera da convenção, deve tomar outro caminho.

Continuo apostando na desistência de prefeituráveis da frente. A sabedoria popular costuma dizer, politicamente falando, que “é melhor um pássaro na mão do que dois voando”. Ou seja, à reeleição para o Parlamento municipal do que ser derrotado para prefeito e ficar sem mandato, a ver navios, nem uma coisa, nem outra, nem tico, nem taco.

A frente congelou. O quarteto virou trio. Pelo andar da carruagem, com essa acirrada disputa para ser o representante-mor, vai terminar virando um dueto e, quem sabe, cada um cuidando do seu próprio quintal.