“A gente ainda deve respeitar o vírus; ele é o nosso inimigo”


Afirmação é do secretário municipal de Saúde de Itabuna


O secretário Emerson Oliveira anuncia intensificação de testes (Foto: Reprodução/TV Cabrália)

Após a eleição, a Vigilância Epidemiológica de Itabuna notou um aumento na procura de pacientes relatando sintomas de infecção pelo novo coronavírus. O secretário municipal de Saúde, Emerson Oliveira, comentou sobre a situação em entrevistas nesta terça-feira.

“Observa-se que algumas pessoas, além de não usar os equipamentos de proteção individual, [vão a] festas de paredão, utilização de bebidas alcóolicas, jovens passam a noite na rua, às vezes têm familiares idosos, com comorbidades (hipertensos, diabéticos e com outras patologias) … acabam se infectando e infectando essas pessoas, que posteriormente vão precisar de um leito clínico ou de UTI. Então, fica a questão de responsabilização mesmo”, comentou.

Num tom de apelo, disse: “A população deve ter consciência de que a gente ainda deve respeitar o vírus; ele é o nosso inimigo e ainda não existe uma vacina para o controle da doença. Se a população não contribuir, a gente não vai conseguir reduzir a cadeia de transmissão”.

Testagem ampliada

Ele adiantou que retornarão os testes em regime de drivethru, às segundas e quintas-feiras, no teatro Candinha Dorea. Enquanto isso, chegou mais material para aumentar tal verificação. “Vamos testar as sintomatologias e isolar”, afirmou.

O titular da pasta afirma que as 33 unidades de saúde têm material para realizar testes rápidos e o Centro Covid continua funcionando, para atender aos moradores de Ferradas, Nova Ferradas, Nova Esperança, Maria Matos e bairro Fernando Gomes.

E chamou a atenção para o papel dos moradores na responsabilidade consigo mesmos e com sua família. “Uma pessoa positiva pode contaminar várias outras. Então, fica esse alerta para toda a população”, pontuou.

Ele admite haver uma preocupação no momento, sobretudo pelos poucos leitos de UTI, e reforçou o quanto é importante ter bom senso com a flexibilização até então posta em prática. Conforme o último boletim, Itabuna soma 234 casos ativos de Covid-19 e 13.524 curas. Desde o início da epidemia, foram 14.104 pessoas infectadas e confirmadas 341 mortes.

Embora mais dois óbitos tenham ocorrido segunda-feira, eles ainda não constam do total divulgado, porque ainda aguardam resultados definitivos para avaliar se o coronavírus foi a causa predominante.