ACM NETO, Binho Shalom e a sucessão de Fernando Gomes


Olhar da Coluna Wense sobre bastidores da próxima eleição


ACM Neto
Binho Shalom

Binho Shalom, presidente do PSL de Itabuna, faz de tudo para crescer o partido. Tem uma invejável disposição, não só pela vontade política como pela pouca idade. Às vezes, nessa ânsia de querer mostrar serviço para o comando estadual do PSL, Binho Shalom termina cometendo alguns deslizes, até infantis e de uma ingenuidade que salta aos olhos.

O fato de o PSL ser a agremiação partidária do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, colocou Binho no centro das atenções na sucessão de Fernando Gomes, cada vez mais enigmático em relação a que legenda vai se filiar. O certo, sem nenhum resquício de dúvida, é que FG vai para uma legenda da base aliada do governo Rui Costa. O partido mais provável era o PSD do senador Otto Alencar. A filiação de Augusto Castro levou o fernandismo a repensar o destino do seu líder.

Quanto a ACM Neto, presidente nacional do DEM, o alcaide soteropolitano vai dizer a mesma coisa para a vereadora Charliane Sousa e o Capitão Azevedo, que disputam o controle do demismo em Itabuna. ACM Neto, pré-candidato ao Palácio de Ondina na eleição de 2022, vai deixar bem claro que seu candidato em Itabuna será o que tiver mais chances de derrotar o PT e, por tabela, o prefeito Fernando Gomes, hoje aliado do governador Rui Costa.

Nos bastidores do Thomé de Souza, o que se comenta é que Charliane tem a preferência de Neto. A edil daria ao demismo, além do toque feminino, a renovação pregada pelo atual comandante estadual do DEM, o deputado federal Paulo Azi. Continuo apostando em Charliane na disputa com Azevedo pelo comando do DEM local.

As movimentações do capitão, procurando conversar com diversas legendas, são provas incontestes de que jogou a toalha. Nas apostas, 3 para 1 a favor da vereadora, hoje sem clima no PTB do ex-vereador Rui Machado. O grande problema de Azevedo é que só tem o caminho da oposição ao governo Rui Costa (PT).

O outro lado, do governismo, está abarrotado de postulantes ao centro administrativo Firmino Alves. A vantagem de Azevedo é sua posição de segundo lugar nas pesquisas de intenções de voto, em que pese estar distante do primeiro colocado, que até as freiras do convento das Carmelitas sabem quem é. A sucessão de Fernando Gomes faz lembrar a música do rei Roberto Carlos: “São tantas as emoções…”