Agentes de trânsito da Bahia realizaram encontro em Ilhéus



Ilhéus recebeu nos dias 15 e 16 de setembro, agentes e profissionais de trânsito de 59 municípios baianos, que participaram do II Congresso e Seminário de Formação de Agentes e Profissionais de Trânsito da Bahia, organizado pelo Sindicato dos Agentes de Trânsito da Bahia (Sidatran/BA). Durante os dois dias de encontro, os agentes de trânsito participaram de cursos e palestras com temas variados, dos debates e das atividades propostas pelos facilitadores. O encontro também serviu para abordagem dos problemas vivenciados pelos agentes no exercício de sua função, além de destacarem na prática, o papel do agente de trânsito no atual cenário, de acordo com as realidades e desafios.

Para o presidente do Sindatran/BA, Valério Bonfim, o evento atendeu as expectativas do setor, quando da necessidade de discutir o trânsito em todo o estado e a mobilidade de uma cidade. “Esperávamos um público de 100 participantes. Vieram 140. Veja a importância de pautar esse assunto sempre. Conseguimos não apenas reunir os envolvidos da profissão, mas o poder público gestor, a Câmera de vereadores, os sindicatos e as corporações como as polícias Militar, Rodoviária Estadual, Rodoviária Federal, Detran, Dnit, Derba e outras instituições do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) que atuam no estado”, destacou.

Experiências – Ainda de acordo com Valério Bonfim, esses dias que antecederam a Semana Nacional do Trânsito, atraiu significativamente o público participante, que “através dos debates e minicursos, puderam relatar suas problemáticas, constatando que os problemas vividos em outros municípios, são os mesmos do nosso. Contudo, a troca de experiências, o que deu certo, o que deu errado, servirá para vencermos os desafios presentes e futuros e, principalmente como enfrentá-los”, completou Valério Bonfim.

Palestras – A realidade e os desafios do papel do agente de trânsito na mobilidade urbana; educação para o trânsito nas escolas; Escola Pública de trânsito; aplicabilidade da resolução 265, de 14 de dezembro de 2007; o futuro do sindicalismo no contexto da crise econômica e social atual, após a reforma trabalhista; os desafios da categoria agentes de trânsito nos âmbitos nacional, estadual e municipal, projetos nacionais da categoria, conquistas e desafios; Trânsito, mobilidade urbana e acessibilidade, políticas públicas, projetos e soluções; competências para exercer as atividades de trânsito e o processo administrativo nas infrações de trânsito.

Um dos palestrantes do evento e presidente da Federação Nacional de Agentes de Trânsito (FETRAN), do Distrito Federal (DF), Heider Marcos, contou que o maior desafio, hoje para a categoria, é a dificuldade do reconhecimento da categoria. Para Heider, “o nosso objetivo é a busca por este reconhecimento na população e nos gestores. Os gestores irão nos enxergar quando a agente se mostrar e trabalhar de forma eficiente, qualitativa e quantitativa. A forma como iremos construir isso, fará a grande diferença no futuro”, assegurou.

Já para o gerente de Ações e Operações de Trânsito, Rogério Buralho, um evento como este serve para reunir os principais atores de promoção para um trânsito mais qualificado. “Representantes de muitos municípios baianos que possuem o trânsito municipalizado, enviaram seus agentes para levarem quem sabe daqui, propostas concretas de construção das melhorias para o trânsito das suas cidades”, disse.

O agente de trânsito da Transalvador, José Barbosa, com 18 anos de atuação no transito da capital baiana, disse que além de toda a experiência das ruas, é importante se atualizar. “Cada agente trazendo um pouco de sua experiência, vai somar para conseguir nossos objetivos. O trânsito municipalizado ainda é uma criança e temos muito ainda o que caminhar”, contou.

No último dia de evento, os congressistas participaram de uma aula com o tema: “Atualização da Legislação de Trânsito no Brasil”, com o professor Julyver Modesto, bacharel e mestre em Direito do estado pela Puc/Sp; Especialista em Direito Público pela Escola Superior do Ministério Público de São Saulo, além de oficial da Polícia Militar de São Paulo e presidente do Centro de Estudos Avançados e Treinamento de Trânsito (Ceatt).

Segundo a direção do Sedatran/BA, foi elaborada uma carta de intensões com os assuntos levantados durante o evento. Está contido no documento, alguns desafios para o desenvolvimento da categoria abordados e propostos pelos congressistas durante o aprendizado sobre o trânsito. O conteúdo desta carta será apresentado a uma comissão na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador, bem como na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O evento contou com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI/APLB) e de outras instituições públicas, privadas e organizações não governamentais.