“Agosto Dourado” incentiva aleitamento materno em Itabuna



A Santa Casa de Itabuna tem o único Banco de Leite Humano do sul e extremo-sul da Bahia

Com o slogan Todos juntos pela Amamentação, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna aderiu à campanha Agosto Dourado pelo incentivo ao aleitamento materno. Mantenedora do único Banco de Leite Humano de todo Sul e Extremo Sul da Bahia, a instituição anuncia a intensificação das atividades durante este mês.

No Banco de Leite da Santa Casa são cinco linhas de atuação entre as principais atividades de sensibilização: aconselhamento às gestantes no ambulatório de alto risco e orientação às mamães que tiveram bebês na maternidade, ambos no Hospital Manoel Novaes; orientação às mães que vão ao Banco de Leite; Programa Rota, que faz a coleta de leite nas casas das mães doadoras voluntárias cadastradas; e participação no programa Roda Bem Nascer, bate-papos com gestantes nas Unidades Básicas de Saúde.

Assim, apesar de ser uma unidade com habilitação técnica para execução de atividades de coleta, pasteurização e controle de qualidade do leite humano, o Banco de Leite amplia o foco sobre as atividades de promoção, apoio e incentivo ao aleitamento materno. “Durante todo este mês estaremos compartilhando momentos especiais nestes e em outros espaços de atuação do Banco de Leite”, declarou a enfermeira coordenadora da Unidade, Luciana Cruz.