Alerta contra choque elétrico em período de chuva


Acompanhe orientações da Coelba; prevenção minimiza riscos


Os cuidados se tornam ainda mais necessários com a maior permanência dentro de casa

 As previsões do tempo para os próximos dias são de dias nublados e muita chuva, e neste período é essencial que as pessoas tenham atitudes preventivas para garantir a segurança. Alagamentos, raios e quedas de árvores são alguns dos acontecimentos comuns durante tempestades que podem interferir na rede elétrica. Os cuidados se tornam ainda mais necessários com a maior permanência dentro de casa devido ao isolamento social para a prevenção da Covid-19.

A Coelba alerta que é necessário ficar atento aos efeitos dos raios. A descarga atmosférica pode causar perturbações na rede de energia, além de comprometer as instalações das residências. “O recomendado é desconectar todos os aparelhos elétricos das tomadas durante uma tempestade acompanhada de raios. Ao fazer isso, o ideal é que a pessoa utilize um calçado com solado isolante como o de borracha e não esteja com a mão molhada”, declara o gerente de saúde e segurança da Coelba, Hugo Vidal.

 Casa segura

A Coelba recomenda redobrar a atenção quanto à presença de umidade nas paredes que tenham circuitos elétricos e/ou tomadas. Caso perceba qualquer sinal desse tipo, o seguro é não tocar nelas nem conectar eletroeletrônicos em tomadas instaladas no local, evitando o risco de choque elétrico.

O gerente Hugo Vidal reitera a importância de se proteger dentro de casa durante os períodos de chuva. “Não faça a manutenção da antena de TV enquanto estiver chovendo e evite locais abertos como telhados e piscinas, que oferecem um maior risco, além do cuidado de nunca procurar abrigos sob árvores”, afirma o profissional.

 Cuidados em alagamentos

Alguns locais sofrem com as enchentes e alagamentos, situações que podem prejudicar a rede elétrica e colocar em risco a segurança das pessoas. O gerente de saúde e segurança alerta que a primeira atitude é desligar o disjuntor.

“Isso deve acontecer assim que a pessoa perceber os primeiros sinais de alagamento na casa. Logo em seguida, desconecte todos os eletrônicos e eletrodomésticos da tomada, mantendo-os a uma distância segura da água”, explica Hugo Vidal.

O alerta acontece quando o disjuntor estiver numa área já alagada. Nesse caso, a distribuidora deve ser acionada imediatamente através da Central de Relacionamento com o Cliente da Coelba pelo número 116. Quando o serviço for reestabelecido, o ideal é que um profissional qualificado avalie a rede elétrica da residência antes de religar o disjuntor.

 Lidando com o choque elétrico

Mesmo com todos os cuidados, um acidente pode acontecer. Então, como proceder nessa hora? A primeira atitude é desligar a fonte de energia que está causando o choque elétrico. Logo depois, afaste a vítima da fonte do choque, mas jamais tocar nela diretamente. O recomendado é afastá-la utilizando materiais como plástico, tecidos grossos, borracha ou madeira. Em seguida, chamar o serviço oficial de socorro e mantenha a calma até a chegada dos profissionais.