Alunos do Vitória trocam ‘Um cabelo por um sorriso’ em Ilhéus


Projeto realiza ações de sensibilização e mobilização dentro e fora da escola.


Foi uma ideia que surgiu durante as férias, quando a aluna do Colégio Vitória, em Ilhéus, Iasmin Magalhães Machado, 17 anos, renovava as energias para voltar às aulas em nova e importante etapa de vida: cursar o Terceirão, fase em que o estudante prepara-se para dar um salto em direção ao ensino superior.

“Tive o desejo de doar o meu cabelo para pessoas em tratamento de câncer, mas não queria que isso fosse uma ação isolada. Então, surgiu a ideia de fazer um projeto para que mais pessoas fizessem parte dessa ação solidária. Com a ajuda dos meus pais e da escola, a campanha ‘Um cabelo por um sorriso” tornou-se realidade”, afirma a estudante.

Buscando promover a doação de cabelos para pacientes em tratamento do câncer – para melhorar a autoestima de mulheres e crianças -, a escola e alunos mobilizam-se na realização de ações de coleta e sensibilização através de informações de profissionais da área e relatos de quem enfrenta o problema. O projeto tem a parceria do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC). Iniciada em março, a ação terá sua culminância no início do mês de maio, quando será feita a entrega do material doado ao GACC.

“Este projeto é um exemplo de protagonismo juvenil. A mobilização é organizada pelos jovens. É, também, uma oportunidade de desenvolvimento de habilidades socioemocionais a exemplo da empatia, diálogo, cooperação, respeito e acolhimento”, explica a coordenadora do Terceirão, Elisa Oliveira.

Iasmin Magalhães Machado

Mobilização

Além do engajamento da comunidade escolar, que superou todas as expectativas, o projeto ‘Um cabelo por um sorriso’ já está realizando diversas ações de sensibilização e mobilização, dentro e fora da escola.

No sábado (06), parte do Terceirão participou da @cirandanapraca para divulgar o projeto, receber doações e esclarecer aos interessados. Na segunda-feira (08.04), a turma recebeu a educadora Maria Silvia Kruschewsky Saboia Ribeiro (Bia), que compartilhou sua própria experiência de diagnóstico do câncer de mama, as fases do tratamento e sua relação com a perda do cabelo.

“Quando eu vi a campanha de vocês eu pensei: que bom, mais gente que se importa! E o essencial de todo esse processo é, justamente, saber que as pessoas se importam”, destacou Bia. No encontro, os alunos puderam exercitar a empatia, uma competência socioemocional de grande importância na formação do ser humano.