Ambulantes serão retirados do centro de Itabuna, diz secretário


Assunto foi discutido segunda à noite, na reunião da Associação Comercial.


Durante a Reunião Ordinária da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, nesta segunda-feira, 30, o secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente de Itabuna, Jorge Vasconcelos anunciou que a Prefeitura Municipal vai realizar no início do mês de agosto, a transferência dos camelôs que estão localizados na praça Adami para um imóvel situado na avenida Inácio Tosta Filho, em frente a agência dos Correios.

A ação atende a uma das principais reivindicações colocadas em pauta nas reuniões da ACI, tendo em vista a desorganização nas principais vias da cidade, a falta de limpeza e a insegurança citada pelos empresários que possuem lojas na localidade. O secretário revelou que logo depois a desocupação dos camelôs que ocupam a praça Adami, os vendedores que estão alocados na avenida Cinquentenário e transversais, também serão transferidos.

“Nós já estamos com o local determinado. O prefeito já assinou e alugou o espaço, que agora está sendo dividido em blocos pelo setor de engenharia da prefeitura. Quando tiver tudo pronto, iremos realocar o pessoal que hoje ocupa a praça Adami para o espaço na Inácio Tosta Filho, com o apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal”, declarou Jorge, que completou dizendo que a ação contará ainda com o apoio da Vigilância Sanitária e Secretaria de Transporte e Trânsito.

O presidente da entidade empresarial, Sérgio Velanes parabenizou a iniciativa do Poder Público, no sentido de buscar a organização das principais vias do comércio. “A organização é, sem dúvida bom para o comércio de Itabuna. A cidade precisa ser atrativa e acompanhar o desenvolvimento para que as pessoas venham comprar. A organização faz parte da melhoria, e com isso melhora o comércio para todos”, destacou.

A notícia foi também comemorada pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL), Carlos Leahy, que destacou não ser contra ao comércio informal, “nós somos a favor de que seja feita uma organização, e com essa notícia de que será transportado para outro local, eles serão bem acolhidos e estarão bem localizadas nas avenidas Inácio Tosta Filho e Amélia Amado, com o acesso a transporte coletivo”.

A ação do Poder Público Municipal foi apoiada por todos os empresários que participaram da reunião da ACI. Entre eles, o gerente executivo da TV Santa Cruz, Carlos Henrique Medeiros declarou que a cidade de Itabuna completou recentemente 108 anos, e se emancipou graças a pujança do comércio, “e agora precisa ser melhor organizado, garantindo um espaço adequado aos vendedores ambulantes, mais organização, limpeza, segurança e acessibilidade às pessoas que vão comprar no comércio de Itabuna”.

Esporte

A reunião contou ainda com a participação do presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), Daniel Leão, que atualmente coordena os departamentos de cultura e esporte da prefeitura. Ele apresentou o projeto do Interbairros aos empresários, com o objetivo de obter apoio da classe para a realização do campeonato que será realizado durante três meses, com o envolvimento de 60 bairros de Itabuna.

“Diante das dificuldades financeiras que o município está passando, nós elegemos dentro da área de esporte o encontro esportivo mais importante, que é o Interbairros. Mas, para realizá-lo precisamos do apoio financeiro da classe empresarial, que terá sua marca divulgada ao longo do campeonato”, declarou o presidente da FICC, que também citou a geração de emprego e renda ao longo da competição e o lazer para as famílias das localidades.