Ameaça de atentado leva reforço policial à Uesc; aulas não foram interrompidas


Restaurante Universitário é palco da suposta ameaça via redes sociais


O Restaurante Universitário teve um movimento menor nesta quarta-feira (Foto: Arquivo)

A polícia investiga uma suposta ameaça de ataque ao Restaurante Universitário (RU) que funciona na Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz). Tudo começou com uma mensagem em áudio disseminada através do aplicativo WhatsApp e muitos alunos tomaram conhecimento até antes de chegar à instituição, inclusive dentro do ônibus.

Apesar de as aulas estarem acontecendo normalmente, há relatos de pais de estudantes que não permitiram que os filhos fossem à Universidade; de estudantes que chegaram ao campus e decidiram voltar para casa. O clima de incerteza, inclusive, foi notado no próprio restaurante, onde o número de freqüentadores foi menor do que o habitual.

“A gente espera que sejam só rumores, que não passe de boato. A gente fica com medo do que pode acontecer, mas teve que vir almoçar, porque a gente fica o dia inteiro aqui”, afirmou um aluno do curso de Biologia, após ter ido fazer a refeição, mesmo apreensivo.

Providências para segurança

Segundo a subcomandante da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar de Ilhéus, Capitã Elane Campos, a PM designou agentes para ficar de prontidão nos arredores do restaurante, em outros pontos do campus e, também, em frente ao local. “Nós vamos permanecer aqui até a noite, a fim de que os alunos possam vir ao campus com tranquilidade”, assegurou.

Ainda de acordo com a policial, as ameaças estão sendo investigadas e ela conclama pelo apoio da comunidade, no sentido de tratar do assunto com a Reitoria, Polícia Civil e Polícia Militar – instâncias legitimamente envolvidas.

“Nós acreditamos que, no mais breve possível, a autoria será definida. A gente pede que a população colabore e, se houver alguma informação concreta, se direcione aos órgãos adequados e evite transmitir boatos”, afirma.

A reitoria da Uesc, que funciona no Km 16 da BR-415, também realizou uma reunião para discutir a segurança no campus. As primeiras providências, porém, ainda não foram divulgadas.