Amurc e Pró-reitoria de Extensão da Uesc firmam parceria com Cepedi


Parceria visa construir um banco de dados dos municípios da entidade


Uma plataforma digital contendo informações específicas das principais áreas de atuação dos municípios da região será construído pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletro-Eletrônica de Ilhéus, em uma parceria firmada com a Associação de Municípios da Região Cacaueira – Amurc e a Pró-reitoria de Extensão da Uesc. A iniciativa visa auxiliar os gestores municipais na construção de um planejamento estratégico.

De acordo com o Pró-reitor Alessandro Santana, será formado um núcleo entre a Uesc, Amurc e o Cepedi, e, juntamente com os gestores, irão alimentar o banco de dados com informações nas áreas de saúde, educação, do Fundo de Participação dos Municípios, dentre outros. “Isso é interessante não só para o planejamento, mas para o cidadão comum acompanhar a evolução das receitas e despesas dos municípios”.

Atualmente, segundo o secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga, dos recursos disponíveis para as áreas de saúde e educação, por exemplo, o município arrecada em média, 60 a 65 %. “Cerca de 25 a 30 % são deixados, e o município não consegue entender que tem acesso. Boa parte são receitas correntes, que o município tem direito e a outra parte são editais”, explicou o representante da Associação.

Com as informações sistematizadas, Luciano destaca que será possível aos gestores verificarem, junto as instâncias federais o que cada município tem direito. “O importante é que teremos um interface entre as instâncias municipais, estaduais e federais, visando melhorar a arrecadação e a prestação de contas”, completou o secretário.

O diretor do Cepedi, José Alfredo Souza, explica que o Centro trabalha com projetos de subvenção econômica, incentivado junto a indústria. Atualmente tem atuado junto com uma empresa incubadora, com o foco na inteligência de negócios voltado para a administração pública. “Então, a ideia é construir uma ferramenta que sirva principalmente para o planejamento estratégico dos municípios”, concluiu.