Aprovação para Rui e reprovação para Bolsonaro, aponta pesquisa em Itabuna


Pesquisa aplicada entre final de agosto e início de setembro


56.72% dos 804 eleitores ouvidos afirmaram que votariam em um candidato a prefeito de Itabuna apoiado pelo governador Rui Costa

 

A avaliação do presidente Jair Bolsonaro em Itabuna é péssima para 40,55% dos entrevistados na pesquisa

Um dado a ser considerado na pesquisa feita pela Sócio-estatística é o peso do Governo do Estado e sua avaliação, que se traduz numa tendência do eleitorado em votar no nome que vier a ser apoiado pelo Governo. Segundo Agenor Gasparetto, “pelo menos em tese, uma vez que parece improvável um apoio incondicional. Seguramente, dependerá do nome e de seu perfil. Nesse quadro marcado pela negatividade, esse é um dado a ser considerado por mais que eleições municipais sejam decididas por fatores locais”.

A pesquisa diz que, em Itabuna, a avaliação de Rui Costa é a seguinte: boa, 33,58%; ótima, 12,56%; regular, 35,32%; péssima, 11,69%; ruim, 3,48%. Não responderam, 3,36%. No levantamento, 56.72% dos entrevistados afirmaram que votariam em um candidato a prefeito de Itabuna apoiado pelo governador Rui Costa.

Gasparetto afirmou que, da mesma forma, mas no sentido inverso, a associação com o Governo Federal, em Itabuna, mantém uma avaliação com tendência ao negativo”. Para o diretor da Sócio-estatística, esse fato “poderá pesar negativamente ao nome que estiver associado”. A avaliação de Jair Bolsonaro em Itabuna é: péssima, 40,55%; regular, 30,35%; ruim, 11,10%; boa, 10,07%, e ótima, 5,35%. Não responderam, 2,49%.