Artigo de João Otávio Macedo – A SERVIÇO DA HUMANIDADE


"O movimento rotário atravessou as fronteiras da América do Norte, alcançando outros países"


Felizmente, ainda há homens, mulheres e jovens que se preocupam com o próximo, com a comunidade onde vivem e isso contribui para tornar o mundo um pouco melhor, pregando a fraternidade e tentando diminuir a miséria que vem de tempos passados, não fruto da escassez de alimentos  e de meios de sobrevivência, mas decorrente da ganância humana e da ausência de solidariedade. Há inúmeras organizações, espalhadas pelos quatro cantos do mundo, constituídas por essas pessoas que olham para as desigualdades sociais e dão um pouco de si, visando diminuir o sofrimento e a fome.

O Rotary International é uma dessas entidades, que existe desde 1905, quando foi fundado por Paul Harris e mais três companheiros, em Chicago, Estados Unidos, inicialmente admitindo apenas homens na sociedade e, desde os seus primeiros dias, procurando melhorar a comunidade em que atua. Pelos registros, a primeira realização do Rotary, naquela cidade, foi a construção de sanitários públicos e, já aí, nota-se a preocupação dos seus componentes, com as questões de saúde pública e meio ambiente.

O movimento rotário atravessou as fronteiras da América do Norte, alcançando outros países, encontrando-se, presentemente, em todos os quadrantes da terra, mostrando o serviço desinteressado dos que militam em suas fileiras, sempre dentro do lema maior da organização, ou seja, “dar de si antes de pensar em si”. A partir de 1989, a mulher passou a ter o direito de pertencer ao quadro dos rotarianos e isso deu uma nova feição ao Rotary International, com as mulheres assumindo a presidência dos clubes e a governadoria dos distritos. A instituição não esqueceu a juventude e, através do Interact e o Rotary, recrutou os jovens para participar dessa bela atividade do servir, também dentro de outro lema que os rotarianos utilizam, a de que “mais se beneficia quem melhor serve”.

Entre os dias 16 e 19 do corrente, nos salões do Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, foi realizada a 62ª Conferência Distrital, congregando todos os clubes que fazem parte do então Distrito 4550, quando os rotarianos e rotarianas, os cônjuges, filhos, jovens do Interact e do Rotaract, tiveram a oportunidade de ampliar o companheirismo, ouvir palestras interessantes, discutindo os assuntos de suas comunidades, do Brasil e do mundo. A conferência foi presidida pela operante governadora atual do Distrito 4550, Anaci Bispo Paim, sob a organização do grande rotariano itabunense e, também, ex-governador, Luiz Antonio Souza Coelho. Por questões administrativas, o Rotary International vai promover a junção do Distrito 4550, que engloba o Estado da Bahia, com o Distrito 4390, que abrange Sergipe e Alagoas, daí nascendo o novo Distrito 4391, que funcionaria a partir de 1º de julho próximo, tendo como Governador, o rotariano Paulo Pereira, do Rotary Club de Itabuna.

E assim tivemos mais uma importante conferência, quando o ideal de servir foi amplamente mostrado pela apresentação dos clubes do distrito, não se deixando de enfatizar o trabalho árduo dos rotarianos, na tentativa de erradicar a poliomielite, de melhorar as condições de higiene em países mais atrasados, onde é grande a mortalidade infantil; dos cuidados em relação aos mananciais de água de boa qualidade; do intercâmbio de jovens; das questões do meio ambiente, enfim, de tudo aquilo que diz respeito à preservação do planeta terra.