Artigo de João Otávio Macedo – O ROTARY CONECTA O MUNDO


“A Fundação Rotária não para de atacar os vários problemas que afligem os povos das nações menos desenvolvidas”


Final de junho é sempre marcado, no mundo rotário, pela rotatividade em seus quadros dirigentes, desde a presidência do Rotary International, nos Estados Unidos, até a governadoria dos distritos e a presidência dos clubes. Essa mudança de dirigentes é salutar, oxigena a organização e dá chance a vários rotarianos e rotarianas mostrarem a sua capacidade e a sua vontade de servir.

No ultimo 29 de junho, na AABB, em uma reunião bastante concorrida e muito proveitosa, um membro do Rotary Club de Itabuna, o companheiro Paulo Pereira da Silva, assumiu a governadoria do Distrito 4193, que engloba os Estados da Bahia, Sergipe e Alagoas, reunindo mais de hum mil e duzentos rotarianos abrigados em 110 clubes espalhados pelo território desses três estados nordestinos. Para passar o comando do Distrito ao novo governador, compareceu a atual governadora Anaci Paim que, após um ano à frente do Distrito, deixou um legado de realizações, reforçando a sabedoria que foi tomada em 1989, quando o Rotary International passou a admitir o ingresso de mulheres em suas fileiras. O companheiro Paulo Pereira da Silva quer emprestar todo o seu empenho e sua capacidade de trabalho na condução do ano rotário 2019/2020 e terá a colaboração dos rotarianos e rotarianas dos três Estados, bem como a participação dos jovens do Rotaract e do Interact.

Também foram empossados os companheiros Silvio Roberto Souza Oliveira, na presidência do Rotary Club de Itabuna e José Camboim de Sá, na presidência do Rotary Club Itabuna Sul.

Na presidência do Rotary International, com sede nos Estados Unidos, tomou posse Mark Maloney e, como acontece com todos os presidentes, ele também lançou o lema para o novo ano rotário: “O Rotary Conecta o Mundo”, que balizará toda a atuação sua e da equipe que o acompanha, na direção dessa organização modelar, criada por Paul Percy Harris a 23 de fevereiro de 1905.

Durante esse período que já passa de um século, o Rotary International, pelos seus membros, só tem feito o bem pelos quatro cantos da terra e, o seu braço filantrópico, a Fundação Rotária, não para de atacar os vários problemas que afligem os povos das nações menos desenvolvidas. A Fundação está envolvida na Campanha Polio Plus, desde 1985, visando erradicar a poliomielite da face da terra e o Rotary, como um todo, encontra-se trabalhando pelo paz, prevenção e resolução de conflitos, além de enveredar nos problemas da saúde materno-infantil. As questões do meio ambientes são, também, outras preocupações dos rotarianos, combatendo a poluição que leva nove, em cada dez pessoas, a respirar ar poluído, segundo advertência da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Rotary encampou a ideia de que “o bioma ambiental não é somente uma questão de consciência, mas, sobretudo, uma questão de sobrevivência da própria espécie humana”.

Os novos dirigentes sabem das dificuldades e do trabalho que terão na condução do Rotary International, dos Distritos e dos Clubes, mas todos estão imbuídos no ideal de servir, dentro de nossa máxima de “dar de si antes de pensar em si”.