Avaliações e reviews trazem credibilidade ao mercado de e-commerce


Mesmo com as facilidades do processo de venda online, consumidores buscam cada vez mais maneiras de referenciar produtos e serviços na internet


Muito antes da invenção e da definição das bases do marketing e da publicidade, o que fazia a cabeça dos consumidores em todo o mundo era o chamado “boca-a-boca”. Nada melhor do que um testemunho sincero de alguém que utilizou determinado produto para saber se ele é realmente bom. Numa era em que o comércio se virtualiza e leva em conta ferramentas diversas e até a psicologia, a boa e velha prática espontânea de avaliar produtos está mais em alta do que nunca.

Com a consolidação do e-commerce frente às lojas físicas, o poder de convencimento de um vendedor treinado para tal perdeu força. Ao optar por comprar produtos ou serviços online, o consumidor assume um papel de independência quase que total. Para tomar a decisão de compra, ele pode recorrer a inúmeros recursos oferecidos pelas próprias lojas ou em sites terceiros, como reviews de especialistas e avaliações de outros consumidores.

Essas avaliações vão muito além dos comentários deixados nas páginas de produtos. Elas geram conteúdo relevante para a loja e insights valiosos para o lojista, que por sua vez, tem a chance de aprofundar seu conhecimento a respeito do seu público, encontrando novas estratégias para se aproximar dele.

Estudos recentes apontaram que o consumidor brasileiro gasta em média 10 horas pesquisando e avaliando a possibilidade de comprar um produto pela internet, especialmente os de maior valor agregado, como itens de informática e eletroeletrônicos. Isso representa praticamente o dobro do tempo gasto por um consumidor europeu. Além de ser mais um sinal da crise de confiança pela qual passa o país, esse dado eleva a importância das avaliações e reviews para o sucesso do comércio virtual brasileiro.

Alguns sites especializados em reviews já são bastante relevantes, especialmente quando se fala em produtos que concorrem não só em preço e design, mas também em performance e experiência de uso, como computadores e celulares. Sabendo disso, outros sites importantes, como o TechTudo e o Canalteh, incorporaram seções de reviews em seus conteúdos diários. Diante de tudo isso, sites de e-commerce mais estruturados passaram a incentivar seus consumidores a avaliarem suas experiências online.

Conheça algumas boas razões para querer que seu cliente avalie seu produto.

Avaliações aumentam a relevância do seu site

A adoção de táticas de otimização de SEO (Search Engine Optimization) é uma ferramenta de marketing indispensável para sites de e-commerce. Uma sólida estratégia de marketing para lojas virtuais é capaz de aumentar consideravelmente o tráfego do site e, consequentemente, as suas vendas. Um dos critérios decisivos para o Google aumentar a relevância do site é a quantidade e frequência de atualizações nas páginas dos sites. Dessa maneira, sites que passam por renovações internas tendem a ter uma posição melhor na ferramenta de busca mais popular do mundo. Uma maneira simples, rápida e eficiente é o fomento de reviews e comentários nas páginas dos produtos de um e-commerce. Dessa maneira, a cada entrada desse tipo, o site é considerado como atualizado. Além disso, a chance de esses comentários ou reviews incluírem palavras-chave relacionadas ao produto é grande, o que favorece ainda mais o ranqueamento do site no Google.

Não existe relevância sem credibilidade

Institutos e consultorias como a EConsultancy, a Search Engine Land e a Bright, comprovaram por meio de estudos que avaliações de produtos são responsáveis pelo aumento de, em média, 18% das vendas no e-commerce. Isso ocorre, pois, um review de um determinado produto funciona como um poderoso gatilho mental de prova social. Parece lógico, mas a verdade é que o consumidor tende a confiar mais em opiniões positivas de outros usuários, mesmo que desconhecidos, do que em uma campanha de marketing da própria loja. Por conta disso, a área de comentários e avaliações de um site pode se tornar um verdadeiro campo de batalha. Por outro lado,  existem também relatos de avaliações falsas feitas por concorrentes para prejudicar lojas online. É preciso estar atento.

Qualidade gera credibilidade sustentável

Por mais que seja possível criar artifícios para que um site de e-commerce tenha avaliações positivas, nada substituiu um trabalho bem feito. Uma loja virtual competente, que tenha bom preço, condições variadas e eficientes de entrega e de pagamento e que ofereça um serviço de pós-vendas constante e presente, fica a prova de críticas negativas. Mas, se algo der errado em todo esse processo de vendas, é importante estar aberto a ouvir as críticas dos consumidores para que seja possível aplicar uma política de melhoria contínua na empresa. Existem muitos “gurus” das vendas e ferramentas que prometem sucesso instantâneo, mas é o seu cliente que vai te falar a mais pura verdade. É fundamental estar de olho nele e ter a humildade de considerar sua avaliação, por mais contundente que ela seja.

Por agência emarket