Babá Cearense confirma pré-candidatura e fala em “dobradinha”



Babá Cearense (Foto: Vanusa de Jesus)

O vereador Babá Cearense (PHS), eleito para o primeiro mandato como vereador em Itabuna, anunciou esta semana a pré-candidatura a deputado federal. Em entrevista ao Diário Bahia, José Erivânio Sobreira dos Santos (o nome de batismo dele) revelou por que optou por tentar esse novo – e ousado – voo, rebateu possíveis críticas e negou que já tenha definição de uma “dobradinha”.

 

O que lhe encorajou a já anunciar uma pré-candidatura a deputado federal?

O que me encorajou foi a falta de representatividade em que a nossa região de encontra. Lá no Congresso Nacional, se a região não tiver um representante, dificilmente irá obter êxito em recursos do governo federal. O que me fez lançar minha pré-candidatura é exatamente isso. Eu deputado federal vou poder ajudar mais a região. Não é possível que o sul da Bahia tenha representantes que não trazem nada para Itabuna. O que esses deputados trouxeram em termos de emenda parlamentar? Se eu for eleito, com certeza vou direcionar todas as emendas para nossa região. Isso que fez lançar meu nome. Diga-se de passagem, está muito bem aceito pela população.

Como o senhor reage a críticas de quem diz: ele nunca foi vereador e já quer ser deputado?

Essas críticas não me dizem nada pelo seguinte: eu nunca fui vereador e estou vereador. E todo mundo está vendo meu trabalho, é um trabalho de atuação, que chega junto com as coisas. Então, algumas pessoas vão falar, mas digo com certeza: não tenho ouvido isso. Tenho tido é apoio da população, do nosso grupo, do presidente estadual do partido… Críticas sempre vão existir e o homem público tem que estar disponível pra receber. Críticas construtivas ou negativas; não tenho essa preocupação.

Por que a escolha de Augusto Castro para “dobradinha”? Os partidos PSDB e PHS são ideologicamente próximos ou outras coisas foram levadas em conta?

Ainda não escolhi candidato a deputado estadual. A gente está conversando. Já tive conversas com vários candidatos, de outras regiões do estado. Então, ainda não está definido que Babá Cearense vai fazer “dobradinha” com Augusto Castro. Essas definições, provavelmente, só vamos fazer em janeiro. Respeitando a vontade do partido e tudo, mas também tenho autonomia para fazer as escolhas. Para você ter uma ideia, o presidente do partido, [Júnior Muniz], é pré-candidato a deputado estadual e não impôs condições para que eu o apoiasse.