Câmara aprova projeto para uso de energia solar em praças de Ilhéus


Voltado para ampliar uso de energia renovável, projeto segue para sanção do Executivo


Praças pertencentes à Administração Pública, seja ela direta ou indireta, terão implantação do sistema

 Na sessão da terça-feira (03) o Projeto de Lei 083/2019, do vereador Fabrício Nascimento, foi aprovado pelo plenário da Câmara Municipal de Ilhéus. O dispositivo institui a política municipal de incentivo ao uso de energia solar nas praças públicas, para ampliar o uso de energia renovável com bases em sistemas de microgeração e minigeração de fonte solar.

Com isso, promove a descentralização da geração, a estabilidade na distribuição, a autonomia energética e contribui com a sustentabilidade ambiental. De acordo com o projeto, as praças pertencentes à Administração Pública, seja ela direta ou indireta, terão implantação do sistema de energia solar.

O vereador Fabrício Nascimento é o autor do projeto

 Menos energia elétrica

O PL tem como justificativa a crescente demanda por eletricidade nos grandes centros urbanos. O avanço da tecnologia permitiu a descoberta da energia fotovoltaica, que utiliza placas de silício que captam a energia solar, fonte renovável e inesgotável de calor, para transformar esse recurso em energia elétrica.

“Com base em dados e pesquisas, criei este projeto que visa gerar economia aos cofres públicos ao longo dos anos, além de incentivar a população a reduzir o consumo de energia elétrica a partir de fontes não renováveis”, informou Fabrício Nascimento.

O projeto se pauta na necessidade do uso consciente das fontes de energia e pela necessidade de reduzir o elevado consumo de energia pelos órgãos do poder público. O uso de energia renovável gera economia de energia elétrica e de recursos que podem ser transferidos para outras áreas como Saúde e Educação. O PL segue para avaliação e sanção do Executivo Municipal.