Câmara proíbe “motocobra” em Ilhéus


Emenda que exige presença do cobrador em coletivos foi aprovada no reinício das atividades legislativas


Sessão que rejeitou a função de “motocobra” em Ilhéus

Na primeira sessão ordinária de 2020, que ocorreu na terça-feira (03), a Câmara Municipal de Ilhéus aprovou, por unanimidade, a emenda nº 007/2017 à Lei Orgânica do Município. A proposição teve por objeto alterar a redação do paragrafo 3° do artigo 272, e passar a exigir a presença de cobrador nos ônibus que operam o sistema de transporte coletivo de Ilhéus.

Dentro de alguns dias, o Legislativo deverá informar a decisão ao Poder Executivo, às empresas concessionárias do transporte público municipal, Viametro e São Miguel; ao Ministério Púbico Estadual e também à Justiça do Trabalho.

Atendidos todos os aspectos formais para tramitação da matéria, com parecer favorável das comissões de Justiça e Transportes, o presidente César Porto anunciou que o projeto seria colocado em votação. Com a plateia repleta de motoristas, cobradores e representantes dos rodoviários, a aprovação da emenda foi recebida com entusiasmo e esperança pelos trabalhadores que há algum tempo lutam contra a dupla função.

Mais ônibus

Inicialmente, a emenda 007/2017 foi proposta pelo vereador Nerival Reis e posteriormente contou com o aperfeiçoamento dos vereadores Paulo Carqueija e Ery Bar. Vale ressaltar que o projeto conta com o apoio dos 18 edis em exercício na Câmara de Ilhéus.

Durante o período de recesso, as concessionárias aumentaram a quantidade de ônibus da frota, que tem a dupla função exercida pelos motoristas. Outro fator determinante é o descumprimento de dispositivo da Lei Orgânica do Município que fixa em 25% o limite para ônibus com o “motocobra”. A emenda ficou de ser incluída na LOMI e passa a vigorar a partir da data de publicação.