Candidato na mesma situação de Fernando Gomes “leva pau” do TRE em Taubaté



Mesmo impugnado, Fernando foi o mais votados nas eleições municipais
Mesmo impugnado, Fernando foi o mais votados nas eleições municipais

A exemplo de Fernando Gomes, em Itabuna, José Ortiz Júnior foi o candidato a prefeito mais votado no município de Taubaté, São Paulo.  Mas o registro de sua candidatura foi indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral, que manteve a sentença de primeiro grau, com base na Lei da Ficha Limpa.

Da mesma forma que Fernando Gomes, Ortiz continua tentando a proclamação de prefeito, tendo como alternativa concorrer à última instância, que é o Tribunal Superior Eleitoral. Se os ministros do TSE mantiveram a decisão do tribunal estadual, haverá uma nova eleição em Taubaté, como informa a Agência Brasil de Notícias.

A situação de Fernando Gomes, portanto, é pior do que a de Ortiz, pois ele sequer venceu no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), onde trabalha com 10 advogados na questão, para tirar seu nome da lista dos Ficha Suja.

A expectativa em Itabuna, no sul da Bahia, é muito grande em relação ao que vai decidir  a Justiça: se o segundo colocado, Antônio Mangabeira, assume pelo fato de a votação de Fernando ter sido inferior a 50 por cento, ou se haverá nova eleição, como em Taubaté.