Carente de nomes limpos, PMDB lança pré-candidatura de Maruse Xavier



Maruse Xavier tem um histórico de conquistas em Itabuna

Após meses sendo sondada pelo deputado estadual Pedro Tavares e ciente de que o PMDB está carente de nomes limpos para a disputa, a presidente da AABB-Itabuna, Maruse Xavier, bateu o martelo: aceitou lançar-se como pré-candidata deputa federal. “Vou lutar pela minha região e pela minha cidade”, afirmou ao Diário Bahia.

Aos 70 anos, católica e com um histórico de dedicação às causas sociais, ela é uma figura bem, digamos, cute-cute da mamãe para entrar na tão achincalhada Câmara Federal. Mas, num tom firme e ao mesmo tempo suave, Maruse já coloca condições, adiantando não ter dinheiro para campanha: “Comprar voto jamais; isso é corrupção”.

As palavras dela – atendendo a um rápido telefonema – soam como bálsamo, num cenário de tanta descrença. “Vou defender meu nome com honestidade, a história de vida de meu pai, o historiador Dantinhas. Posso ser um cordeiro no meio dos lobos, mas defendendo minha integridade moral. Vou lutar pra não me corromper, não vou pular como sapos no meio da lagoa. Vou fazer a diferença”, disse.

Política na trajetória

Maruse Xavier é campeã de natação, esporte que adotou já na aposentadoria, após os 50 anos. Mas a política faz parte do cotidiano dela há mais tempo. É filiada à sigla desde os tempos de MDB.

Com o ex-marido, João Xavier, tendo vido vereador, e o filho, Ricardo Xavier, vereador em vários mandatos – inclusive atualmente –, ela sempre teve proximidade com os cargos políticos. Entretanto, nunca na “linha de frente”. “Sempre estive na retaguarda”, admite. Porém, demonstra estar decidida. “Só sei que vai ser diferente; senão, eu saio na hora”.