“Quem colabora para o busto de frei Joaquim Cameli merece um prêmio”. Esse é o slogan de uma campanha iniciada pela comunidade católica de Itabuna, estimulando a arrecadação de recursos para ser erguido um momento em memória do religioso, falecido em julho.
A estátua será colocada no jardim da entrada da Paróquia de Santa Rita de Cássia, no bairro São Caetano, onde o frei atuou e ali está sepultado.
Segundo um dos integrantes da campanha, Antônio Saadi, as pessoas podem ajudar de várias maneiras, “através de depósitos colocados na urna localizada ao lado do túmulo de frei Joaquim dentro da Igreja de Santa Rita de Cássia, assinando Livro de Ouro ou adquirindo rifas na secretaria da Paróquia”.
Quem foi
O frei Joaquim Cameli foi um dos fundadores da irmandade de Santa Rita de Cássia, bairro São Caetano, e implantou a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, no Maria Pinheiro.
Ao longo de seis décadas, ele realizou um trabalho de catequese e evangelização reconhecido por toda a comunidade. A contribuição que lhe valeu uma homenagem póstuma do governo municipal com a outorga pelo prefeito Fernando Gomes da comenda Firmino Alves.