Chegam projetos para wi-fi nas escolas e espaço gastronômico no Pontal


Veja demais propostas dos vereadores após recesso na Câmara de Ilhéus


Sessão ordinária ontem, no plenário da Câmara de Ilhéus

 Um projeto de lei, de autoria do vereador Luiz Carlos ‘Escuta’ (PP), cria o Espaço Gastronômico da avenida Getúlio Vargas, no bairro do Pontal, em Ilhéus. Para os efeitos da lei, tal espaço fica delimitado a partir do final da avenida Lomanto Júnior (do nº 405 até o 1980, na final daquela via).

A proposta tem como intuito “promover o desenvolvimento sustentável da atividade econômica já instalada no local, atrair novos investimentos dentro do perfil da área, assegurar o controle urbano e ordenamento do uso do solo”.

Também é dada ênfase ao combate às poluições sonora, visual e do ar, bem como favorecer o trânsito de pedestres na área e melhorias da circulação de veículos. Além destes, o projeto também prevê aperfeiçoar o uso coletivo de estacionamentos, a ampliação da cidade, ofertas de vagas no entorno, realizar campanhas publicitárias, objetivando a divulgação do espaço e patrocinar encontros gastronômicos.

De acordo com a lei, o município pode firmar parcerias com os estabelecimentos, diretamente ou através de associações representativas deles ou outras entidades da iniciativa privada. Todo esse movimento visa à promoção do desenvolvimento da atividade, valorização do espaço e do potencial turístico dele.

O bairro Pontal já tem um pulsante comércio de alimentos

“Amigos da Cultura”

Na sessão ordinária de terça-feira (06), outros projetos foram encaminhados para a competência na Casa. Um deles (nº 065/2019), assinado pelo vereador Carlos Augusto Silva, prevê a implantação do Sistema Municipal de Internet sem fio (wi-Fi) nas escolas, praças e órgãos públicos de Ilhéus. O objetivo é fornecer internet gratuita de alta qualidade para usuários cadastrados observando os critérios e condições estabelecidos na lei.

O projeto nº 066/2019, de autoria do vereador Ivo Evangelista, que institui o selo “Amigos da Cultura”, que será conferido às empresas privadas localizadas em Ilhéus que investirem em projetos sociais desenvolvidos ou em desenvolvimento no âmbito social. O objetivo principal é fomentar a cultura local.

Já o projeto nº 067/2019, também de autoria do vereador Ivo Evangelista, torna obrigatória aos organizadores e/ou realizadores de eventos abertos ao público a coleta seletiva dos resíduos sólidos secos gerados durante os eventos, destinando-os para cooperativas ou associações de materiais recicláveis regularmente inscritas no município.