Chocolat Bahia rende R$ 15 milhões em negócios e atrai 60 mil visitantes


Números provam que sucesso do festival é cada vez maior


Público extenso, vindo de várias partes do Brasil e até do exterior, circulou pelo Centro de Convenções

 O maior evento de cacau e chocolate da América Latina. Assim pode ser definido o Chocolat Festival 2019, encerrado ontem (21), em Ilhéus. Realizado com o apoio do Governo do Estado, o festival reuniu cerca de 60 mil pessoas e movimentou aproximadamente R$ 15 milhões em negócios, reunindo 170 expositores e mais de 70  marcas de chocolate.

O festival possui características únicas, como produção de chocolate, mel de cacau, nibs, cauchaça, creme de cacau caramelizado, sabonetes de cacau etc. Sem falar na estrada temática, a Estrada do Chocolate, com fazendas centenárias, fábricas de chocolate, natureza exuberante.

Parte da decoração mostrava que aquela beleza toda também é um recorte do Nordeste

Para recomeçar

O coordenador do Chocolat Festival 2019, Marco Lessa, destacou que os resultados superaram todas as expectativas, numa  demonstração de que os consumidores passam a valorizar o chocolate de origem. “Tivemos muitos lançamentos de produtos, com diversidade e inovação,  que  atraíram pessoas da região e de outros estados”, pontua.

Ainda para Marcos, “é importante  conscientizar os cerca de 30 mil produtores de cacau, que sustentaram a economia sulbaiana durante décadas, de que eles podem se restabelecer dentro de um novo conceito, que é o chocolate de origem. Dessa maneira, iremos retomar, em bases sólidas e sustentáveis, o caminho do desenvolvimento”.

A cooperativa Bahia Cacau comercializa chocolate e derivados no mercado paulista

Presença do estado

O Governo do Estado também marcou presença no festival com os estandes do  Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul,com produtos de empreendimentos solidários e destaque para o lançamento do creme de cacau Cacauela; a Bahia Cacau, uma cooperativa que  já comercializa chocolate e derivados no mercado paulista, a fábrica-escola do Chocolate do Centro Estadual de Educação Profissional Nelson Schaun, com a instalação de uma planta industrial em que os alunos produziram chocolates e derivados de cacau, além da retomada das atividades da Câmara Setorial do Cacau, que define ações conjuntas para o desenvolvimento da cadeia produtiva do cacau.

 Chocolate e retomada do desenvolvimento
A empreendedora Marly Brito destacou que “a cada ano, o festival abre a possibilidade de novos negócios e incentiva a criação de novos produtos derivados de cacau”. Gerson Marques, que produz chocolates e também atua na área de turismo rural, ressaltou que “as vendas diretas aumentaram e também os acordos comerciais com parceiros da Bahia e de outros estados, consolidando a qualidade e o potencial do chocolate, além de criar um novo atrativo para o setor turístico”.

Para Leo Maia, que aproveitou o evento para lançar o chocolate branco com nibs de cacau, “esse é um mercado que exige sempre inovações capazes de cativar e atrair novos consumidores. As vendas foram ótimas”. Já Fernando Modaka, um dos pioneiros na produção de chocolate de origem, disse que “esse movimento que estamos vivendo no sul da Bahia é fantástico, agrega valor ao nosso principal produto, o cacau, tornando a região conhecida pelo chocolate de qualidade”.

Tecnologia e referência

A difusão de novas tecnologias também tem sido uma das tônicas do festival. O diretor executivo do Centro de Inovação do Cacau, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Cristiano Vilela destacou que “o Sul da Bahia passa por um processo de modernização e valorização do cacau  e na qualidade do chocolate”.

O vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), Guilherme Moura, avaliou que “o Festival do Chocolate já se tornou uma referência no Brasil com sua característica única de unir produção de cacau e de chocolate, além de impulsionar toda a revitalização da cadeia produtiva e movimentar a economia”.

Além da comercialização de chocolate e outros produtos, o festival contou com eventos como Cozinha Show, ChocoDay, Ateliê do Chocolate, Cozinha Kids, Espaço Cultural do Cacau, com apresentação  de artistas regionais, exposição História do Cacau, palestras, workshops e o Fórum Brasileiro do Cacau, com foco na sustentabilidade e avanços tecnológicos.

Apoios

O Chocolat Bahia – 11 ° Festival Internacional do Chocolate e Cacau contou com a parceria do Governo da Bahia, através das secretarias do Turismo, do Desenvolvimento Econômico, da Agricultura, do Desenvolvimento Rural, CAR, e apoio financeiro do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura.

Além disso, cabe citar a Prefeitura Municipal de Ilhéus, Sebrae, Governo do Pará, Banco do Nordeste, Bahiagás, Sicredi e Chocolates Harald. O evento também tem apoio institucional da Ceplac, Instituto Biofábrica, Uesc, GAP, entre outras instituições. O Chocolat Bahia é uma realização da MVU Eventos.