Clínica de Futebol realiza “peneira” do Bahia sábado em Itabuna



clnicia futebol 2
Pedro Ribeiro com alguns de seus alunos

A Clínica de Futebol Pedro Ribeiro, hoje dedicada a contribuir com a formação cidadã de 50 crianças e adolescentes (6 a 19 anos), dará um salto de ousadia neste sábado, dia 3 de setembro: trará para Itabuna uma “peneira” do Esporte Clube Bahia.

O objetivo da seleção, que ocorrerá no campo do CAIC, no bairro Jardim Primavera, das 8 às 13 horas, é revelar novos talentos da região para a arte do futebol. As inscrições ficaram abertas até a última terça-feira (30).

O educador físico Pedro Ribeiro Araújo, professor universitário há 32 anos e responsável pela Clínica, acompanhou recentemente dois alunos numa primeira “peneira” no Bahia. Caso sejam aprovados nesta segunda etapa, Allysson Araújo, 14 anos, e Gabriel Domiciano, 15, deverão ir treinar no Fazendão, em Salvador, em janeiro de 2017. Eles esperam fazer parte do grupo sub-15 do tricolor.

A “peneira” em Itabuna conta com o apoio das seguintes instituições: Prefeitura de Itabuna, LIF (Liga Itabunense de Futebol), Sindicato dos Bancários, Associação dos Oficiais de Arbitragem de Itabuna.

 

Investimento no social

clínica de futebol certa
O professor Pedro Ribeiro (à direita), acompanhado dos alunos Gabriel e Allysson

Dedicado de forma voluntária ao projeto, Ribeiro recebe os alunos mediante um contato prévio com os pais. Exige apenas que estejam frequentando a escola regular, tenham bom desempenho e bom comportamento.

“O objetivo geral não é formar atletas de alto rendimento, e sim melhorar a qualidade de vida e ajudar na formação do caráter das pessoas”, esclareceu, mencionando também o afastamento dos jovens da marginalidade, entre os principais resultados.

O projeto tem aulas gratuitas às segundas e quartas-feiras, das 15 às 16h30min, no clube do Sindicato dos Bancários, bairro Nova Itabuna. Lá, os estudos passam por aulas teóricas e práticas sobre fundamentos do futebol, reconhecimento técnico, tático e disciplinar. Além disso, ocorrem momentos de socialização, voltados para a educação, formação e higiene.

O presidente do Sindicato, Jorge Barbosa, garante uma ajuda de custo mensal. Já a compra de bolas, coletes e chuteiras (para os alunos que não possam adquirir o calçado), fica a cargo do próprio professor. Os interessados em levar atletas à Clínica de Futebol Pedro Ribeiro e/ou à seletiva do Bahia podem obter mais informações pelo telefone (73) 98876-5759.