Biofábrica de Cacau assina termo de cooperação técnica



Lanns Almeida, Diretor Geral da instituição, em momento de assinatura, com Renato Anunciação, Reitor do IFBA. A Biofábrica, que é a primeira unidade no mundo destinada à produção contínua, em escala industrial, de genótipos (clones) de cacaueiros selecionados, resistentes a enfermidades e de alta produtividade.

A parceria traz um componente forte da tecnologia, robótica, mecânica e das engenharias, proporcionando uma estrutura forte para as questões das automações e otimização dos fluxos e processos industriais.

“O Termo de Cooperação Técnica junta-se a outras parcerias importantes, por entendermos que a coletividade, o planejamento e a execução feitos em rede têm uma sinergia poderosa”, cita Lanns.

Em reunião com José Roberto, pró-reitor de extensão do IFBA, professor Marco Antônio (assessor da PROEX), e Rodrigo Hita, Secretário de Ciência e Tecnologia. Na pauta, a estrutura de um Workshop com academias, escolas tecnológicas, movimentos sociais dentre outros, buscando aprofundar sobre a inteligência da cabruca e seus benefícios. Aqui entram também a UESC e outras instituições. O evento deve ocorrer em novembro.

Jacque Barreto, a revelação do sertanejo no Sul da Bahia

Jacque Barreto. Ilheense, ela tem 22 anos e canta desde os sete, quando aprendeu a tocar flauta doce sozinha. Logo em seguida, segundo conta, dedicou-se às aulas de violão e teclado, quando identificou a paixão pela música e começou a estudar técnicas vocais.

De voz forte e levantando a bandeira das mulheres empoderadas, especialmente na música, Jacque gravou um CD em 2014, com show no Centro de Convenções de Ilhéus, ao qual se remete como algo que tenha sido para levantar a autoestima da classe feminina. “Gosto de cantar canções positivas, que nos tragam alegria e esperança de dias melhores. Nesta caminhada, me apaixonei pelo sertanejo. Existe uma máxima que diz que quem ama uma mulher deve dar voz a ela. Imagina uma mulher com voz e um violão nas mãos…”, comenta, sobre a sua trajetória.

Vem aí o Tarik Club Special

O Tarik Club Special promete uma mistura de sons e ritmos, no dia 17 de agosto, no Tarik Hotel. O primeiro lote de ingressos já está disponível na Cadê Ingressos (Praça Camacã, Itabuna) e no Stand do Karioca (Ilhéus).

Baile O Pente, de Uran Rodrigues, anima sábado no Pelourinho

O Jardim das Delícias, no Pelourinho, recebe no próximo sábado, dia 18, o baile O Pente. Na programação, nomes como os dj e produtores musicais Pureza, Pivoman, Fayakayano e uma live performance de Vandal Deverdade. A festa, assinada pelo produtor Uran Rodrigues, tem o patrocínio oficial da cerveja Budweiser. O som que rola na festa é conhecido pelos apreciadores da boa música. Na pista o público é animado por ritmos brasileiros, kuduru, black music e vibes latinas. O comando das carrapetas fica por conta dos melhores djs da cena musical baiana, com produções impecáveis dos hits das mais diversas gerações. Foto 007 Pivoman, dj e produtor musical com três anos na estrada, apresentará remixes com ritmos africanos, produções próprias no melhor do guetotech – fenômeno musical nascido nas periferias das grandes metrópoles. Click aqui e conheça a produção de Pivoman. Outra atração da festa é o dj e cantor Fayakayano, que estreia com clássicos da música da Bahia o melhor do pop atual. Para fechar o line up, um dos pioneiros na programação do baile O Pente”, o dj Pureza, uma das figuras mais requisitadas da cena musical baiana, será o anfitrião da noite, com seu setlist invejável. Pureza recebe o cantor Vandal Deverdade para uma Live performance especial. Mesmo com toda a estética da black music, rap, o baile O Pente busca ser eclética e agradável a todos os amantes