Coluna de Mariana Benedito – Vai dar tudo certo?


“enxergar o aprendizado nas situações é um trabalho além da nossa mente”


A fé e o medo são regidos pelo mesmo princípio: a expectativa sobre algo.

Se a gente parar para pensar, meu caro leitor, praticamente tudo nessa vida nos requer criar hipóteses, conjecturas, possibilidades. Fato é que a gente não tem controle de nada, não é mesmo? Então partimos para os planos, traçar metas, caminhos e rotas, na tentativa de não nos mantermos tão vulneráveis. Mas você já percebeu que, em primeira instância, em nossa cabeça pula a dúvida se tal coisa vai dar mesmo certo?

Mil quinhentas e setenta e quatro perguntas ecoam: isso está mesmo bom? E se já tiver alguém fazendo isso? Está saindo um pontinho do eixo aqui, não vai dar certo. Mas está na cara que não vai dar certo. A gente vai criando uma família, daquelas enormes, de “e se” … e termina sempre esperando a próxima coisa negativa acontecer, é como se mantivesse o abdômen contraído 24 horas no ar esperando o próximo golpe.

Temos uma dificuldade absurda de acreditar, de confiar. A nossa cabeça já trabalha nos preparando para o pior. E essa é a função dela mesmo, acredite! A nossa mente tem como principal objetivo evitar que a gente sofra, sinta dor, se machuque e, para isso, ela está sempre buscando defesas, possibilidades e meios de nos proteger. Mas, meu caro, acreditar que tudo segue seu fluxo e buscar ter o olhar de enxergar o aprendizado nas situações é um trabalho além da nossa mente. É uma escolha. É uma busca. Constante.

E se você pudesse ter a certeza de que tudo vai dar certo? Mas certeza absoluta mesmo, o que você faria? Qual o primeiro desejo que surge de seu coração?

A gente se preocupa demais. Se estressa demais, se aterroriza demais, fica ansioso demais. Uma situação simples, acaba virando o monstro do Lago Ness, porque a gente tem a pendenga interna de só acreditar que as coisas vão tomar caminhos horríveis e que o futuro só nos reserva contenda.

Existe um princípio organizador no meio do caos, o que a gente precisa fazer é cumprir o nosso papel de viver essa vida da melhor maneira. Olhando ao nosso redor e percebendo as instruções que recebemos, o guia de manutenção. O que nossos familiares, amigos e pessoas próximas que nos amam dizem de nós são verdadeiras bússolas que apontam as coordenadas do equilíbrio. É aquela velha história: quem está de fora possui outra visão.

E o que aconteceria se você pudesse confiar totalmente, sem absolutamente nenhuma ressalva, na ideia de que tudo que acontece é para o seu benefício, crescimento, desenvolvimento, aprendizado? Se você pudesse ter a certeza de que vai chegar exatamente onde precisa estar? De alguma forma, a gente consegue chegar onde quer ir, mais cedo ou mais tarde. E é justamente aí que entra a fé e o medo. Qual dos dois você vai alimentar?

Avalie quantas vezes você já permitiu que o medo te sufocasse nos menores momentos. E como seria viver de coração aberto, deixando que quando a vida te pedisse algo que você não entende a razão ou motivo daquilo estar acontecendo, em vez de lutar contra aquilo que você nem mesmo conhece, você escolhesse confiar que, mesmo sem entender ainda, tal coisa chegou para o seu aperfeiçoamento? Confiar, ao invés de viver com medo.

Algumas coisas em nossas vidas são altamente improváveis. Mas perfeitamente possíveis.

Vai dar tudo certo.

 

– Psicanalista em formação; MBA Executivo em Negócios; Pós-Graduada em Administração Mercadológica; Consultora de Projetos da AM3–Consultoria e Assessoria.

E-mail: [email protected]